quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Crianças com menos de 6 anos não podem ser matriculadas no ensino fundamental, reafirma o STJ

Um caso ocorrido em Pernambuco recentemente reacendeu a discussão sobre a idade mínima para o ingresso de crianças no Ensino Fundamental. Depois que o Tribunal Regional Federal da 5ª Região autorizou a matrícula de crianças menores de 6 anos no ensino fundamental pernambucano, a decisão foi julgada em uma ação civil que acabou chegando à estância superior. O resultado é que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou que é válida em todo o território nacional a orientação do Conselho Nacional de Educação (CNE), cuja determinação é que crianças que não completarem 6 anos até 31 de março não podem ingressar nessa etapa de ensino.
Escola  (Foto: Thinkstock)









A resolução já existe desde 2010 e vale em todo território nacional. Para o ministro Sérgio Kukina, relator dos recursos, esse critério cronológico definido pelo CNE foi “precedido de diversas audiências públicas e sugestões de especialistas”. Assim, não é considerado ilegal, nem abusivo. O problema é que, apesar de haver essa diretriz, que na teoria é válida para todas as escolas do país – públicas ou privadas –, os conselhos estaduais e municipais de educação são autônomos para regulamentarem e fiscalizarem o cumprimento da resolução do Conselho. O que acontece é que não há uma punição para escolas que não respeitam essa idade mínima e muitos pais entram com recursos na justiça para conseguirem a matrícula de seus filhos.
Por que estabelecer uma idade de corte?

Em Pernambuco, a aprovação das crianças na escola se deu por testes que comprovaram a capacidade intelectual dos menores e de uma avaliação psicopedagógica. Para a diretora geral do Colégio Rio Branco, em São Paulo, Esther Carvalho, o caso levanta questionamentos importantes sobre essa pressa em fazer com que as crianças passem por algumas vivências. “Há uma tendência, um movimento de se antecipar as experiências infantis. Ter um lado cognitivo desenvolvido não quer dizer que o lado emocional ou até físico estejam igualmente maduros. E isso é preocupante”, explica a diretora.

É claro que o desenvolvimento, tanto intelectual como social e cognitivo, não acontece no mesmo ritmo para todos. Isso é perceptível desde cedo: umas demoram mais a falar, outras aprendem a andar mais depressa... cada uma no seu devido ritmo. Por isso, mesmo que, como no caso de Maria Laura, a criança apresente um desenvolvimento acima da média, cabe à escola ajustar a quantidade de incentivos oferecidos a ela.Para alguns pais, como Carolina Juliana de Carvalho, jornalista e mãe de Maria Laura, 3, essa reiteração do STJ causou certo pânico. “Minha filha faz aniversário no dia 20 de abril, só 20 dias após a data estipulada. Ela é superestimulada e está até um pouco mais avançada que a turma. Vai ser um retrocesso se ela tiver de ficar mais um ano na educação Infantil”, explica. Assim como ela, muitos pais se questionam se os filhos nascidos depois de março estarão perdendo um ano. A grande dúvida, levantada por Esther, é justamente essa: O que é perder um ano? “Quem disse que entrar na faculdade aos 17 é bom? E conviver com crianças mais velhas, será que é o melhor? Se pensarmos a infância como um período extremamente curto da vida, não tem sentido apressar experiências. Criança tem de ser criança”, argumenta a diretora.


Na prática, nada muda

As crianças que não tiverem 6 anos antes do dia 31 de março e já estão matriculadas no ensino fundamental têm o direito garantido de continuar seus estudos nessa etapa de ensino. No entanto, a presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação Cleuza Repulho, que também é secretária de educação de São Bernardo do Campo (SP), defende  que os sistemas de educação se organizem para fazer valer a resolução do CNE. “O ideal é que a decisão seja incorporada à LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) para que não haja mais dúvidas sobre a data de entrada das crianças no ensino fundamental.”

Cleuza faz um último apelo em relação ao assunto: “Assuntos pedagógicos devem ser tratados pela educação. Envolver o STJ, que tem tantas outras coisas importantes para cuidar, não contribui com o processo pedagógico. A vida escolar das crianças não pode ser decidida pela justiça. Defendo o direito de elas estarem na escola e não de antecipar processos pedagógicos.” Vale lembrar que, de acordo com a lei, o ensino fundamental é obrigatório, dura nove anos e é gratuito em escolas públicas.
Fonte: Revista Crescer

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Aluno de 14 anos consegue na Justiça direito de fazer curso de medicina

  • Eugenio Barreto/Divulgação
    José Victor Menezes Teles tem 14 anos e obteve nota no Enem 2014 para entrar em medicina na UFS (Universidade Federal de Sergipe)
    José Victor Menezes Teles tem 14 anos e obteve nota no Enem 2014 para entrar em medicina na UFS (Universidade Federal de Sergipe)
O juiz titular da 1ª Vara Cível da Comarca de Itabaiana (SE), Alberto Romeu Gouveia Leite, concedeu nesta quarta-feira (28), em caráter liminar, o direito de José Victor Menezes Teles, 14, de fazer o teste de certificação de conclusão do ensino médio pela Secretaria de Estado da Educação (SEED) de Sergipe. 
O menino fez a prova, obteve os pontos necessários e, agora, tem o ensino médio completo.
José Victor passou em medicina na UFS (Universidade Federal de Sergipe), mas não poderia se matricular sem essa certificação. Ele foi aprovado com base em sua nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2014 por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificado).
O certificado, por sua vez, poderia ser concedido pela secretaria estadual de Educação que, por lei, não estava impedida. Apenas jovens com mais de 18 anos, com pontuação de 450 e que não tenham zero na redação, podem pedir um certificação pelo Enem. 
Para o magistrado, negar a oportunidade a José Victor teria "efeitos prejudiciais" na vida estudantil e até profissional do adolescente. Caso a secretaria não acatasse a decisão, a Justiça lhe cobraria multa diária de R$ 500.
A assessoria de comunicação da SEED informou que o órgão não recorrerá da decisão. 
"Estou muito feliz pela dedicação dele. Todo mérito é dele", disse José Mendonça, pai do garoto.

Menina de sete anos consegue hackear rede wi-fi em dez minutos



Uma menina de sete anos de idade precisou de pouco mais de dez minutos para hackear uma rede wi-fi.

É o que descobriu uma empresa especializada em segurança cibernética que quis alertar o público sobre os perigos de se conectar a redes sem-fio pouco protegidas.
No experimento, Betsy Davis, uma pequena fã de tecnologia que vive em Londres, conseguiu infiltrar a rede wi-fi em apenas dez minutos e 54 segundos, depois de algumas buscas no Google e de ler um tutorial na internet, afirmou a companhia, Hide My Ass.
"A imagem de cibercriminosos escondidos em um quarto escuro em lugares afastados do mundo é antiquada", disse Cian McKenna-Charley, porta-voz da empresa.
"É mais provável que eles estejam sentados ao seu lado no bar ou na biblioteca pública. Se uma criança pode hackear tão facilmente uma rede wi-fi em poucos minutos, imagine o dano que pode causar um hacker profissional e com intenções criminosas."
'Brincadeira de criança'
Para o hacker profissional Marcus Dempsey, que analisa a segurança de redes empresariais, os resultados do experimento são "preocupantes, mas não surpreendentes".
"Sei como é fácil para qualquer pessoa entrar no dispositivo de um estranho. E numa época em que as crianças costumam saber mais de tecnologia que adultos, hackear pode ser literalmente uma brincadeira de criança."
Os pontos de acesso público à internet, os chamados hotspots, são redes presentes em bares, hotéis, restaurantes, edifícios públicos ou em áreas abertas das cidades, como parques.
Quando são pouco protegidas, os hackers conseguem acessar os dados transmitidos através dessas conexões - por exemplo, de usuários que entram em seu perfil em redes sociais ou se comunicam com seu banco.
Betsy aprendeu a estabelecer um ponto de acesso como o usado por hackers para realizar os chamados ataques "homem no meio", nos quais é possível ler e modificar as mensagens entre duas partes sem que nenhuma delas perceba.
No ano passado, o Parlamento Europeu teve que desconectar seu sistema público de wi-fi depois de ser alvo de um desses ataques.
Cuidados
Muitos dos milhões de pontos públicos de wi-fi no mundo exigem apenas um nome de usuário e uma senha para serem acessados.
Especialistas como Dempsey recomendam que usuários evitem escrever informações pessoais e senhas quando conectadas a essas redes.
Também lembram que é importante ensinar às crianças sobre os perigos da internet e educá-las eticamente sobre a troca de dados online.
"Tão fácil quanto aprender a codificar para criar um jogo de computador é cair no mundo obscuro dos hackers", afirma Dempsey.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Aos 14, aluno de escola pública passa em medicina na Federal de Sergipe

Paulo Rolemberg


José Victor, 14, aproveitou a matrícula para tirar diversas selfies. Esta é com seu amigo Marcos Gabriel, 17, que foi aprovado em engenharia 
Conquistar uma vaga numa faculdade de medicina já é uma vitória a qualquer vestibulando. E o se candidato em questão não tiver sequer terminado o ensino médio na escola pública? José Victor Menezes Teles, 14, obteve nota no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) suficiente para ser calouro do curso de medicina da UFS (Universidade Federal de Sergipe) esta semana.
O garoto de corpo franzino é aluno do 1º ano do ensino médio do Colégio Estadual Murilo Braga, em Itabaiana (SE), a 52 km da capital, Aracaju. Ele conta que sempre gostou de ler, estudar e apontou os pais, ambos professores da língua portuguesa na rede pública, como principais motivadores. "Eles sempre acreditaram no meu potencial. Sempre me incentivaram e eu sempre corri atrás de meus objetivos", disse.
Segundo o garoto, ele se dedicava a 5 horas de estudos por dia, fora o tempo da escola. Para treinar, usou a estratégia recomendada por dez entre dez professores: fazer provas anteriores. Se ele percebia dificuldades, como foi o caso de assuntos de química e física, buscava reforço.  "Durante as férias fiz cursinho aqui em Itabaiana e Aracaju", lembrou.
José Victor se diz um aficionado usuário de internet e a utilizou como uma ferramenta importante nos estudos. "A internet me ajudou muito através das vídeoaulas, nas consultas, nas dúvidas", disse o garoto, lembrando ainda que a rede mundial de computadores também lhe servia como fonte de lazer.

Não é muito novo?

Afiado nas respostas, o itabaianense respondeu sem titubear que seus 14 anos não lhe atrapalhariam no desempenho no curso superior. "Não se mede a capacidade pela idade. Estou sim preparado para cursar medicina. Era meu sonho e estou perto", respondeu o adolescente, mais velho entre quatro irmãos.
Agora, ele aguarda uma decisão judicial para poder comemorar a vitória. O garoto, apesar da pontuação no Enem, não concluiu o ensino médio -- exigência da UFS para se matricular. "Não se coloca limite de idade para ingressar na Universidade Federal de Sergipe", afirmou o diretor do departamento de administração acadêmica da UFS, professor Antônio Edilson do Nascimento.
Já a secretaria estadual de Educação não pode lhe conceder o certificado de conclusão do ensino médio por causa da sua idade. Apenas jovens com mais de 18 anos, com pontuação de 450 e que não tenham zero na redação, podem pedir um certificação.
Os pais de José Victor entraram na Justiça pedindo para que a Secretaria de Estado da Educação conceda ao filho o direito de realizar a prova de proficiência e, portanto, um certificado que lhe ateste o ensino médio.
"Entramos com o mandado na Justiça. Meu filho teve média no Enem e merece essa oportunidade. É um menino que gosta de correr atrás das coisas. Com certeza ele pode fazer esse curso [medicina]. Tem maturidade", disse o pai de José Victor, José Mendonça, conhecido na cidade como "Professor Tostão".
O desempenho de José Victor no Enem não foi uma surpresa para o pai que contou, orgulhoso, outro feito do garoto. "Ano passado ele ganhou uma bolsa por ser medalhista na Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas", destacou.
José Victor obteve  751,16 pontos na prova e 960 na redação. 

Aluna da pior escola, índia passa em dois vestibulares de medicina

Dara Ramires Lemes foi aprovada em duas faculdades públicas e depois de formada quer trabalhar na aldeia


Helio de Freitas, de Dourados
Dara estudou em escola de aldeia com pior nota no Enem, mas se dedicou e vai fazer medicina em São Paulo (Foto: Caarapó News)Dara estudou em escola de aldeia com pior nota no Enem, mas se dedicou e vai fazer medicina em São Paulo (Foto: Caarapó News)
A guarani Dara Ramires Lemes, 19 anos, moradora na aldeia Tey Kuê, no município de Caarapó, a 283 km de Campo Grande, foi aprovada no vestibular para medicina em duas universidades públicas conhecidas em todo o país. A jovem índia que fez o ensino fundamental e o ensino médio na escola da própria aldeia foi aprovada na UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), no Rio Grande do Sul, e na UFScar (Universidade Federal de São Carlos), interior de São Paulo.
Na universidade gaúcha, Dara disputou duas vagas com 121 pessoas e alcançou o primeiro lugar. Nesta semana ela ficou sabendo do resultado do vestibular da universidade de São Carlos, onde fez 32 pontos de 40 questões.
“Estou muito feliz, pois estudei de 8 a 10 horas por dia, durante um ano, para conquistar isso. Minha ficha ainda não caiu, mas acredito que só vai cair quando eu estiver lá na universidade”, afirmou a jovem ao site Caarapó News.
Escola Estadual Yvy Poty, na aldeia Tey Kuê, onde Dara lemes estudou, foi considerada a pior nota no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2014, com média 412,65. O resultado obtido por Dara, no entanto, comprova que o esforço pessoal dela ajudou a superar as dificuldades enfrentadas pelos demais alunos.
Dara alcançou 760 pontos na redação do Enem, o que mostra, segundo ela, que a escola tem professores capacitados. “Desde criança estudei na escola indígena, sempre fui esforçada e os professores nunca me negaram ajuda, sempre que tinha dúvidas eles me ajudavam, e hoje eu devo o resultado dos vestibulares a eles também, pois se não fosse a disponibilidade e paciência deles talvez eu não tivesse ficado em 1° lugar”.
Na opinião da jovem guarani, uma escola não se faz com professores, mas sim com alunos dispostos a aprender. “Quando eu estudava lá, até durante as aulas vagas eu procurava os professores para tirar algumas dúvidas. E acredito que a escola apareceu com essa nota no Enem por que muitos alunos foram em um dia fazer a prova e no outro não apareceram”, disse a estudante ao site de notícias de Caarapó.
Ela decidiu cursar medicina na Universidade Federal de São Carlos e depois de formada quer voltar para a aldeia, para atender a comunidade. Segundo Dara Lemes, existe a necessidade de médicos que falam a língua guarani para atender os moradores da aldeia.
“Nós indígenas temos uma dificuldade muito grande de se comunicar com o branco e agora, para complicar mais ainda nossa dificuldade, vieram para a aldeia dois médicos cubanos participantes do programa ‘Mais Médicos’. Aí você pensa: se já é difícil nos comunicarmos com pessoas que falam o português, imagina com pessoas que falam uma língua mais diferente ainda”, disse ela.

Artista checo de 17 anos cria Ilustrações interativas usando objetos cotidianos

Kristián Mensa, um artista de 17 anos de idade da República Checa, desenha desde criança, sempre procurando olhar para as coisas de uma perspectiva diferente.
Ao longo dos anos, o garoto percebeu que mesmo os objetos mais comuns que usamos diariamente em nossas vidas podem ser de alguma forma únicos.
“Usando minhas habilidades de desenho e ilustração, estou sempre tentando fazer algo novo com essas coisas mundanas. Tente olhar ao redor em seu caminho para a escola ou trabalho e você ficará surpreso com a quantidade de coisas que nos cerca que pode representar algo completamente diferente”, sugere Kristián.
Confira abaixo algumas das obras mais incríveis do artista checo: [BoredPanda]
illustrations-real-life-brings-1
This-17-Years-Old-Artist-Creatively-Plays-With-Ordinary-Things2__880
Processed with VSCOcam with f2 preset
This-17-Years-Old-Artist-Creatively-Plays-With-Ordinary-Things6__880
This-17-Years-Old-Artist-Creatively-Plays-With-Ordinary-Things7__880
This-17-Years-Old-Artist-Creatively-Plays-With-Ordinary-Things11__880
This-17-Years-Old-Artist-Creatively-Plays-With-Ordinary-Things12__880
Processed with VSCOcam with t1 preset
This-17-Years-Old-Artist-Creatively-Plays-With-Ordinary-Things14__880
This-17-Years-Old-Artist-Creatively-Plays-With-Ordinary-Things15__880
Processed with VSCOcam with hb1 preset
Processed with VSCOcam with hb1 preset
This-17-Years-Old-Artist-Creatively-Plays-With-Ordinary-Things20__880
This-17-Years-Old-Artist-Creatively-Plays-With-Ordinary-Things22__880
This-17-Years-Old-Artist-Creatively-Plays-With-Ordinary-Things24__880
This-17-Years-Old-Artist-Creatively-Plays-With-Ordinary-Things25__880
This-17-Years-Old-Artist-Creatively-Plays-With-Ordinary-Things26__880
This-17-Years-Old-Artist-Creatively-Plays-With-Ordinary-Things27__880
Processed with VSCOcam with c1 preset
This-17-Years-Old-Artist-Creatively-Plays-With-Ordinary-Things23__880
This-17-Years-Old-Artist-Creatively-Plays-With-Ordinary-Things28__880