terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Filmes com pessoas com Altas Habilidades

O Jogo da Imitação (Morten Tyldum, 2015)
Conta a história real do criptoanalista inglês Alan Turing, considerado o pai da computação moderna. Turing e sua equipe desenvolvem o projeto Ultra para decifrar os códigos de guera nazistas, mas precisam lidar com difíceis decisões sobre quem e quando salvar. O filme ainda retrata a exclusão social vivida por Turing pela sua personalidade e escolhas sexuais.

Prenda-me se For Capaz (Steven Spielberg, 2002)
O filme é baseado em fatos reais e conta a história de Frank Abagnale. Jovem, inteligente, irreverente se passava por diferentes personagens, falsificava documentos e copiava cheques. De um jeito ou outro, sempre conseguia escapar do FBI. Retrata bem como as altas habilidades podem estar relacionadas a diferentes aspectos e como também podem levar para caminhos relacionados ao crime.

Uma mente brilhante (Ron Howard, 2001)

Conta a história de John Nash, um matemático que com sucesso em várias áreas e respeitado na academia. Um dos seus trabalhos mais famosos foi o doutorado em 1950, com a tese sobre os jogos não-cooperativos entre pessoas, que mais tarde seria chamado de Equilíbrio de Nash e é a base da Teoria dos Jogos. Mas o gênio da matemática também precisou resolver outros problemas após ser chamado para trabalhar no governo americano e foi diagnosticado como esquizofrênico.

Gênio Indomável (Morten Tyldum,1997)

Com Matt Damon e Robin Williams no elenco, o filme conta a história de um jovem com altas habilidades para a matemática e com atitudes rebeldes que o levaram a ter passagens pela polícia. Em uma noite de trabalho como faxineiro da universidade resolve um cálculo e acaba por ser descoberta como um gênio da matemática. Mas ele ainda precisa de conselhos de um especialista para evitar mais problemas.

Amadeus (Milos Forman, 1984)

O filme é sobre a loucura do personagem Salieri e sua obsessão com Mozart, ele não consegue entender por que Deus favoreceu Mozart e a inveja o toma. A história traz um pouco de humor, mas o enredo se sustenta no drama do personagem. A genialidade de Wolfgang Amadeus Mozart é bem retratada no filme.