Um adolescente inglês chamado Tom Wagg descobriu aos 15 anos um planeta que está a cerca de mil anos-luz distante da Terra e era desconhecido pela comunidade astrônomica.
Há dois anos, durante um estágio na universidade Keele, na Inglaterra, ele encontrou WASP-142b, um exoplaneta cuja existência demorou dois anos para ser confirmada. Ele é do tamanho de Júpiter e fica dentro da constelação Hydra.
Wagg, atualmente com 17 anos, descobriu o planeta enquanto trabalhava em um projeto do governo britânico chamado projeto Wide Angle Search for Planet. O novo planeta é o 142º a ser encontrado no projeto, por isso o número que acompanha seu nome. Segundo a universidade Keele, Wagg é a pessoa mais jovem a descobrir um planeta na história.
Segundo a BBC, Wagg não descobriu o corpo celeste (muito) distante por acaso, olhando em um telescópio. O adolescente encontrou o WASP-142b por meio de uma série de cálculos e análise de dados.
A instituição na qual ele estagiava usa uma série de aparelhos para monitorar o espaço, rastreando o brilho das estrelas. Wagg descobriu o planeta quando o brilho de uma das estrelas registrou uma leve oscilação: exatamente o momento no qual o planeta estava orbitando entre a estrela e o telescópio.
Fonte: BBC