O seu filho mostra criatividade quando balança um pandeiro, toca a bateria acompanhando a batida da máquina de lavar louças ou tira alguma coisa de onde antes não havia nada, um desenho, uma pintura a dedo, um animal de argila. Esta habilidade está presente, também, quando vestem sapatos velhos e brincam de casinha, insistem para que você prepare um lugar para o amigo imaginário na mesa do jantar, narram grandes histórias sobre como o leite na verdade foi derramado, ou imploram para você se livrar dos monstros que habitam o armário do quarto de dormir.
Cultivar as habilidades criativas do seu filho envolve um pequeno paradoxo. Às vezes você precisa relaxar, se afastar e deixar que ele tome as decisões artísticas e inventivas sozinho. Você pode, no entanto, estimular a imaginação fazendo perguntas provocantes sobre o como e o porquê de objetos e situações. É muito importante que você esteja disponível para reconfortar o seu filho quando as aventuras criativas não derem certo e que elogie tanto as tentativas quanto os trabalhos acabados.
É necessária alguma ajuda concreta. É sua tarefa, por exemplo, proporcionar ao seu filho experiências que possam ser aproveitadas nas aventuras criativas. Sem ter visto, ouvido e participado das muitas maravilhas do mundo, ele não possuirá uma base sobre a qual construir ou imaginar. Proporcionar tais experiências significa fazer, por exemplo, longas e cuidadosas observações das pessoas, objetos e lugares cotidianos, piqueniques no parque e visitas a bosques e riachos. Nessa página, discutimos a estimulação da criatividade através de projetos de arte e brincadeiras de faz-de-conta.
Cultivar as habilidades criativas do seu filho envolve um pequeno paradoxo. Às vezes você precisa relaxar, se afastar e deixar que ele tome as decisões artísticas e inventivas sozinho. Você pode, no entanto, estimular a imaginação fazendo perguntas provocantes sobre o como e o porquê de objetos e situações. É muito importante que você esteja disponível para reconfortar o seu filho quando as aventuras criativas não derem certo e que elogie tanto as tentativas quanto os trabalhos acabados.
É necessária alguma ajuda concreta. É sua tarefa, por exemplo, proporcionar ao seu filho experiências que possam ser aproveitadas nas aventuras criativas. Sem ter visto, ouvido e participado das muitas maravilhas do mundo, ele não possuirá uma base sobre a qual construir ou imaginar. Proporcionar tais experiências significa fazer, por exemplo, longas e cuidadosas observações das pessoas, objetos e lugares cotidianos, piqueniques no parque e visitas a bosques e riachos. Nessa página, discutimos a estimulação da criatividade através de projetos de arte e brincadeiras de faz-de-conta.
feitos em casa
Aqui estão receitas de argila e tinta boas e seguras para os seus filhos.
Receita de argila de farinha
Passe óleo nas mãos do seu filho toda vez que ele usar a argila. Após 24h, as esculturas de argila de farinha estarão secas e o seu filho poderá pintá-las. Receita de argila de bicarbonato de sódio e farinha de milho
Receita de pintura a dedo Misture 1/4 de xícara de goma para engomar roupas com duas gotas de corante alimentício ou uma colher de chá de têmpera em pó. |
Às vezes, é preciso instrução prática. É preciso ensinar o seu filho a usar os materiais de arte que você dá a ele. As suas sugestões irão ajudá-lo nos primeiros esforços para desenhar e pintar e, em muitas situações, a sua supervisão será indispensável. É divertido comprar os materiais de arte e existe uma grande variedade deles. Antes do primeiro ano de vida, a criança adora rabiscar num pedaço grande de papel com um lápis de grafite sólido. Ela logo pode avançar para lápis de cor, giz de cera, giz e, lá pelos 2 anos, canetas hidrocor à base de água.
Quando o seu filho estiver pronto para pintar, provavelmente com 2 anos, pense primeiro em proteção: uma camiseta velha para cobrir a criança e folhas de jornal ou um tapete especial para forrar o chão. Com 2 anos, a criança pode ajudar você a fazer a pintura a dedo. Para pintura em cavalete, os guaches são uma boa escolha.
Considere usar simples folhas de papel-jornal (que você pode comprar em bobinas nas papelarias ou lojas de materiais artísticos), papel de forrar prateleira, papéis de embrulho ou papéis de impressão usados que você traz do escritório. Os pintores iniciantes costuma se sair melhor com pincéis de confeitaria ou brochas encontradas em lojas de tintas; elas retêm mais tinta e são fáceis de manusear.
Quando o seu filho estiver pronto para pintar, provavelmente com 2 anos, pense primeiro em proteção: uma camiseta velha para cobrir a criança e folhas de jornal ou um tapete especial para forrar o chão. Com 2 anos, a criança pode ajudar você a fazer a pintura a dedo. Para pintura em cavalete, os guaches são uma boa escolha.
Considere usar simples folhas de papel-jornal (que você pode comprar em bobinas nas papelarias ou lojas de materiais artísticos), papel de forrar prateleira, papéis de embrulho ou papéis de impressão usados que você traz do escritório. Os pintores iniciantes costuma se sair melhor com pincéis de confeitaria ou brochas encontradas em lojas de tintas; elas retêm mais tinta e são fáceis de manusear.
A partir dos 2 anos, a criança adora bater, enrolar e amassar qualquer tipo de massa que você dê a ela, à medida que o sentido do tato se desenvolve. A forma de argila mais prática, para começar, é a variedade plástica que você compra em lojas ou a argila de farinha ou de bicarbonato de sódio que você mesma pode fazer.
Livros de colorir - você deve deixar o seu filho usar os livros de colorir ou eles desencorajam a criatividade? Os educadores dizem que eles são bons, contanto que você também forneça papel em branco e não insista para que a criança respeite as linhas das figuras. Eles dizem que os livros de colorir ajudam a criança a desenvolver a destreza com giz e proporcionam uma oportunidade para explorar as cores e as combinações de cores. Com um livro de colorir, a criança pode fazer figuras consideráveis, talvez num dia em que ela não tenha disposição para começar do zero.
Imaginação trabalhandoBrincadeiras de faz-de-conta - você verá o seu filho fazer as primeiras tentativas de faz-de-conta mesmo antes de poder caminhar, quando vocês dois brincarem de esconde-esconde com um lenço. Com seis meses, o bebê finge pentear a cabeça, careca ou não, com uma escova. O que está começando a caminhar imita a limpeza do chão com um brinquedo de empurrar, se nenhuma vassourinha estiver à mão. O seu filho irá surpreendê-la com sua inventividade: uma toalha de banho se transforma numa capa para dançar, ou numa mochila para carregar objetos. Você também pode contribuir com os acessórios, incluindo vestimentas velhas como chapéus, sapatos e outras roupas, bijuterias, uma maleta ou uma mala pequena. Você vai aprender a não descartar caixas grandes de papelão ou outro material limpo em boas condições de uso.Às vezes o seu filho traz bonecos, bichos de pelúcia e fantoches para as brincadeiras imaginativas. Longas conversas podem surgir enquanto a criança reconstitui situações interessantes ou inquietantes. É provável que você também escute versões de castigos e sermões que reconhecerá como vindos de você.
Livros de colorir - você deve deixar o seu filho usar os livros de colorir ou eles desencorajam a criatividade? Os educadores dizem que eles são bons, contanto que você também forneça papel em branco e não insista para que a criança respeite as linhas das figuras. Eles dizem que os livros de colorir ajudam a criança a desenvolver a destreza com giz e proporcionam uma oportunidade para explorar as cores e as combinações de cores. Com um livro de colorir, a criança pode fazer figuras consideráveis, talvez num dia em que ela não tenha disposição para começar do zero.
Imaginação trabalhandoBrincadeiras de faz-de-conta - você verá o seu filho fazer as primeiras tentativas de faz-de-conta mesmo antes de poder caminhar, quando vocês dois brincarem de esconde-esconde com um lenço. Com seis meses, o bebê finge pentear a cabeça, careca ou não, com uma escova. O que está começando a caminhar imita a limpeza do chão com um brinquedo de empurrar, se nenhuma vassourinha estiver à mão. O seu filho irá surpreendê-la com sua inventividade: uma toalha de banho se transforma numa capa para dançar, ou numa mochila para carregar objetos. Você também pode contribuir com os acessórios, incluindo vestimentas velhas como chapéus, sapatos e outras roupas, bijuterias, uma maleta ou uma mala pequena. Você vai aprender a não descartar caixas grandes de papelão ou outro material limpo em boas condições de uso.Às vezes o seu filho traz bonecos, bichos de pelúcia e fantoches para as brincadeiras imaginativas. Longas conversas podem surgir enquanto a criança reconstitui situações interessantes ou inquietantes. É provável que você também escute versões de castigos e sermões que reconhecerá como vindos de você.
Amigos imaginários - outras vezes, esses teatros podem incluir um companheiro imaginário. As crianças mais novas têm mais aptidão para ter esses amigos imaginários, mas muitos irmãozinhos mais velhos também os têm. O amigo pode causar a você alguns aborrecimentos, quando a criança insiste num beijo de boa-noite ou num lugar à mesa para ele, mas também há vantagens. O mais importante é o companheirismo, qualquer que seja a hora e o lugar em que o seu filho deseje.
O seu filho pode desenvolver a criatividade desenhando, pintando, esculpindo e interpretando. Há muitas oportunidades para expressão na música, também. Na próxima página, leia sobre como integrar a música e a televisão na vida do seu filho.
O seu filho pode desenvolver a criatividade desenhando, pintando, esculpindo e interpretando. Há muitas oportunidades para expressão na música, também. Na próxima página, leia sobre como integrar a música e a televisão na vida do seu filho.
por Michael Meyerhoff, Ed.D. - traduzido por HowStuffWorks Brasil
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