sexta-feira, 26 de julho de 2013

PROGRAMAS DE APRENDIZADO INFANTIL E PRÉ-ESCOLAR

Independente de todos os brinquedos, jogos, livros e músicas que o filho experimenta em casa, alguns pais se perguntam se devem fornecer um ambiente externo para diferentes tipos de estimulação. Quando a criança está pronta para a pré-escola?
Aprendizado acadêmico pré-escolar

Você deve seguir um dos vários programas disponíveis atualmente que afirmam que os pais devem ajudar o desenvolvimento mental de seus filhos ensinando-os a ler, a fazer contas e a aprender línguas estrangeiras enquanto ainda são bebês? A controvérsia pode nunca ser resolvida. De fato, alguns especialistas em visão alertam que as habilidades visuais necessárias para trabalhar com caracteres não se desenvolve plenamente antes de a criança completar 6 anos e esta atividade precoce pode aumentar a possibilidade de problemas de visão. Outros especialistas não vêem ligação entre a leitura precoce e as deficiências visuais.

A maioria dos educadores dizem que brincadeiras imaginativas são, de longe, mais importantes do que a aprendizagem acadêmica para qualquer criança em idade pré-escolar. Os programas idealizados para educar o seu filho ou aumentar seu QI não causam nenhum prejuízo real a uma criança que esteja entediada e confusa com eles ou que pareça apreciá-los, mas tais programas provavelmente não são bom negócio, também.

Dispense as lições formais em casa - o pesquisador pioneiro Arnold Gesell recomendava que a mesma flexibilidade fosse usada tanto em questões de preparação acadêmica como na preparação para caminhar. A certeza de que é prejudicial para as crianças aprender a ler antes de ir para a escola está desatualizada e há crianças que, de fato, aprendem tal habilidade sozinhas. Este é um estímulo ardiloso e maravilhoso para o ego da criança, um feito tão grande quanto os primeiros passos que ela dá sozinha. Se o seu filho estiver cheio de questões sobre números e letras, responda, de todas as maneiras. Dê à criança tanta informação quanto ela quiser, mas não desperdice o tempo de vocês dois em lições formais de sala de aula.

Ensine o seu filho a pensar e a lembrar - o que se pode fazer para ajudar qualquer criança, superdotada ou normal é ensiná-la a pensar e a lembrar, ambas habilidades de que ela precisa. Dê, à criança de 1 a 3 anos, exercícios de comparação e classificação (separando as roupas para lavar; organizando uma coleção de belas pedras coletadas em suas caminhadas, primeiro por tamanho e depois por cor; empilhando as panelas no armário). Faça a criança pensar sobre as situações. Por exemplo: por que aquele cachorro do outro lado da rua está mancando? As crianças da fotografia estão felizes ou tristes? Peça à criança para expor suas razões ou observações. 


A criança dessa idade não vai conseguir lembrar o que você disser que acontecerá daqui a uma semana, mas o que estiver para acontecer depois da hora do lanche não apresenta problemas. Estenda os intervalos, um pouco de cada vez. Ela não vai lembrar de uma série de instruções, mas é capaz de lidar com dois comandos, como "Pegue o seu livro e coloque na prateleira". Dê três comandos da próxima vez.

A questão da pré-escola

Outra questão sobre educação precoce freqüentemente incomoda os pais de crianças de 1 a 3 anos: o maternal ou a pré-escola são necessários, recomendáveis ou mesmo bons para crianças bem pequenas? Alguns pais não consideram assim. Eles acham que seus filhos passarão bastante tempo na escola mais tarde. Outros acreditam que a experiência social é importante para seus filhos e que aprender a executar tarefas como formar fila, ficar sentado durante um período de tempo e prestar atenção na professora dá à criança um bom começo na escola regular.

Em geral, os pais que trabalham preferem a experiência da pré-escola em vez de babás ou creches, por uma série de razões que variam da conveniência ou da despesa à convicção de que tal experiência é valiosa. Alguns pesquisadores dizem que, antes dos 3 anos, as crianças não têm o nível mínimo de socialização necessário para experiências bem-sucedidas em qualquer tipo de escola. Nessa idade elas começam a se relacionar com outras crianças para realizar atividades como construir ou destruir, brincar e fazer travessuras.

Escolhendo uma pré-escola - ao escolher qualquer maternal ou pré-escola, é importante decidir primeiro exatamente o que você espera do serviço e o que você imagina que beneficiará mais o seu filho. É simplesmente a oportunidade de se sociabilizar com outras crianças? Preparação para a educação formal? Uma atmosfera que se concentra em atividades imaginativas e criativas? Pergunte a si mesmo se o seu filho está mais apto a se desenvolver numa escola onde o programa é muito estruturado ou numa onde as crianças têm alguma liberdade para escolher suas atividades. A personalidade do seu filho deve ser um fator de peso na sua decisão sobre o tipo de escola que ele espera.

Visite a pré-escola sozinho -  visite sozinho qualquer escola, pelo menos uma vez, para que você possa conversar com os funcionários e observá-los enquanto eles interagem com as crianças. Fique tempo suficiente para ver como o programa funciona. Se a escola for grande, descubra como as crianças são divididas e qual o tamanho dos grupos. Determine a proporção entre professores e alunos e questione o diretor ou os professores sobre as políticas e teorias da disciplina da escola. Observe como os funcionários lidam com os inevitáveis conflitos entre crianças. Veja com cuidado a infra-estrutura da escola. Os aparelhos de brincar são seguros, estão em boas condições, são suficientes para o total de crianças? Os brinquedos e os materiais de arte são adequados? Pergunte o que eles costumam servir nos lanches e nas refeições.

Visite a pré-escola com o seu filho - quando você encontrar a escola que julgar melhor, leve o seu filho para visitá-la. Se você decidiu que ele irá freqüentá-la definitivamente, não faça perguntas que dêem a ele a chance de dizer não; formule-as de modo determinado, por exemplo, "de que parte da sala de jogos você acha que vai gostar mais?", em vez de "você quer ir ali todo dia?". Quando o seu filho começar a freqüentá-la, tente manter o seu ambiente doméstico bastante estável. As primeiras semanas do seu filho na escola não são boas para você se mudar, começar um novo emprego ou fazer grandes alterações na vida familiar.

Se o seu filho freqüentar ou não a pré-escola, você pode ajudá-lo a desenvolver habilidades de memória e pensamento com exercícios informais de triagem, raciocínio e de seguir instruções. Não há provas de que o aprendizado acadêmico, como matemática e leitura, seja benéfico antes de a criança começar a escola; não decepcione você e seu filho, portanto, tentando implementar lições formais. Como você leu neste artigo, há inúmeras maneiras de estimular a mente do seu filho com experiências educativas e divertidas, sem nenhum treinamento formal.
 
por Michael Meyerhoff, Ed.D. - traduzido por HowStuffWorks Brasil

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