As Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica do Ministério da Educação (2001), considera crianças superdotadas e talentosas as que apresentam notável desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou combinados: capacidade intelectual geral, aptidão acadêmica específica, pensamento criador ou produtivo, capacidade de liderança, talento especial para as artes e capacidade psicomotora.
Segundo o Centro para o Desenvolvimento do Potencial e Talento - CEDET do município de Lavras - MG, as pessoas com altas habilidades/superdotação são aquelas que se destacam no seu grupo comparável, por apresentar sinais de capacidade, desempenho e produção superior em um ou mais dos diversos domínios de capacidade:
- Domínio da Inteligência (Pensamento linear e não linear).
- Domínio da Criatividade (artes, originalidade e fluência na produção de idéias e ações).
- Domínio da Capacidade Sócio-Afetiva (Liderança, relações humanas).
- Domínio das Habilidades Sensório-motoras (esportes e exercícios físicos).
Renzulli e Reis, fazem uma distinção entre ser superdotado, um conceito absoluto e em poder desenvolver comportamentos de superdotação, um conceito relativo que pode variar em graus de comportamentos de superdotação que podem ser desenvolvidos em algumas pessoas, em certo tempo e sob certas circunstâncias. Renzulli define supredotação a partir da Concepção dos Três Anéis:
Segundo o Centro para o Desenvolvimento do Potencial e Talento - CEDET do município de Lavras - MG, as pessoas com altas habilidades/superdotação são aquelas que se destacam no seu grupo comparável, por apresentar sinais de capacidade, desempenho e produção superior em um ou mais dos diversos domínios de capacidade:
- Domínio da Inteligência (Pensamento linear e não linear).
- Domínio da Criatividade (artes, originalidade e fluência na produção de idéias e ações).
- Domínio da Capacidade Sócio-Afetiva (Liderança, relações humanas).
- Domínio das Habilidades Sensório-motoras (esportes e exercícios físicos).
Renzulli e Reis, fazem uma distinção entre ser superdotado, um conceito absoluto e em poder desenvolver comportamentos de superdotação, um conceito relativo que pode variar em graus de comportamentos de superdotação que podem ser desenvolvidos em algumas pessoas, em certo tempo e sob certas circunstâncias. Renzulli define supredotação a partir da Concepção dos Três Anéis:
RENZULLI, J.S. & REIS, S.M. (1997, p 73). The schoolwide enrichment model: A how-to guide for educational excellence (2ª ed.). Mansfield Center, CT: Creative Learning Press.
Como reconhecer a criança com altas habilidades:
- Desenvolvimento físico precoce: sentar, engatinhar e caminhar antes do normal.
- Linguagem adquirida mais cedo, progredindo rapidamente para sentenças complexas, apresentando abundante vocabulário e estoque de conhecimento verbal.
- Curiosidade intelectual, com elaboração de perguntas profundas e persistência até alcançar a informação desejada.
- Aprendizagem rápida, com instrução mínima (pouca ajuda ou estímulo de adulto).
- Alta persistência e concentração, quando estão interessados.
- Alto nível de energia, que pode levar a hiperatividade, quando são insuficientemente estimuladas (às vezes necessitam de menos horas de sono do que o normal para a idade).
- Interesses quase obsessivos em áreas específicas, a ponto de se tornarem especialistas nesses domínios.
Habilidades Escolares:
- Apresentam leitura precoce (por volta dos quatro anos ou antes), com instrução mínima.
- Fascínio por números e relações numéricas.
- Memória prodigiosa para informação verbal e ou matemática.
- Destaque em raciocínio lógico e abstrato.
- Dificuldades com ortografia, uma vez que pensam mais rápido do que conseguem escrever.
Fatores Sócio-Emocionais:
- Freqüentemente brincam sozinhas e apreciam a solidão (por não terem outras crianças de sua idade com o mesmo interesse, ou por se sentirem diferentes).
- Preferência por amigos mais velhos.
- Interesse por problemas filosóficos, morais, políticos e sociais.
- Em decorrência de suas altas habilidades verbais, apresentam alto senso de humor.
Mitos:
- Auto-suficientes.
- Crianças superdotadas e criativas:
- Fisicamente debilitadas.
- Socialmente inaptas.
- Reservadas em seus interesses.
- Propensas a instabilidade emocional.
- Fazem tudo direito.
- Têm recursos suficientes para desenvolver habilidades e produzir conhecimento.
- Vêm de famílias de alto poder aquisitivo.
- Para eles tudo é fácil, portanto, não precisam esforçar-se.
- A superdotação é uma característica fixa que perdura pela vida.
- Superdotação é sinônimo de genialidade.
- O superdotado se destaca, especialmente, em termos de rendimento acadêmico.
[4]Winner, E.(1998). Crianças superdotadas: mitos e realidades. Porto Alegre: Artmed.
Terminologias:
Precoce - criança que apresenta alguma habilidade especifica prematuramente desenvolvida em qualquer área do conhecimento (na música, na matemática, na linguagem ou na leitura, entre outras).
Prodígio - sugere algo extremo, raro e incomum, fora do curso normal da natureza. Um bom exemplo de criança prodígio é Mozart que com três anos de idade já tocava piano. Outro exemplo é o pianista, catarinense, Pablo Rossi que como 11 anos de idade, interpretava com maestria, Chopin, Bartók, Schumann e Tchaikovsky entre outros.
Gênio - termo reservado para aqueles que deram contribuições extraordinárias à humanidade. Exemplos - Freud, Einstein, Gandhi.
Como reconhecer a criança com altas habilidades:
- Desenvolvimento físico precoce: sentar, engatinhar e caminhar antes do normal.
- Linguagem adquirida mais cedo, progredindo rapidamente para sentenças complexas, apresentando abundante vocabulário e estoque de conhecimento verbal.
- Curiosidade intelectual, com elaboração de perguntas profundas e persistência até alcançar a informação desejada.
- Aprendizagem rápida, com instrução mínima (pouca ajuda ou estímulo de adulto).
- Alta persistência e concentração, quando estão interessados.
- Alto nível de energia, que pode levar a hiperatividade, quando são insuficientemente estimuladas (às vezes necessitam de menos horas de sono do que o normal para a idade).
- Interesses quase obsessivos em áreas específicas, a ponto de se tornarem especialistas nesses domínios.
Núcleo de Atividade de Altas Habilidades/Superdotação do Estado de Santa Catarina.
Muito bom!! Estou fazendo um curso no NAAH/S de Goiânia, estou gostando!
ResponderExcluirmuito bom.
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