quarta-feira, 22 de maio de 2013

COMPORTAMENTOS ESPECÍFICOS DE ALTAS HABILIDADES


Aqui estão presente algumas carascterísticas mais específicas de indivíduos portadores de altas habilidades/superdotacão:

Características Comportamentais Gerais
 
•Muitos aprendem a ler mais cedo do que as crianças de sua idade, apresentando uma melhor compreencão das nuances da linguagem... é frequente que leiam com maior rapidez, mais intensidade e apresentam vocabulários amplos;


•Geralmente aprendem habilidades básicas melhor mais rapidamente, e com menor número de exercícios práticos;


•Frequentemente são capazes de identificar e interpretar dicas não verbais, elaborando interferências que outras crianças dependem de adultos para fazer;


•Têm menor aceitação de “verdades prontas”, buscando “os comos” e os “por ques”;


•Apresentam melhor habilidades de trabalho independente, mais cedo e por períodos de tempo mais longos que outras crianças;


•Podem manter períodos de concentração e atenção longos do que seus;


•Seus interesses são, frequentemente, tanto amplamente ecléticos como intensamente focalizados;


•Frequentemente apresentam energia interminável, que as vezes conduz a um diagnóstico errôneo de “hiperatividade”’;


•São geralmente capazes de responder e de se relacionar bem com os pais, professores e outros adultos. Eles podem preferir a companhia de crianças mais velhas e de adultos. Ao invés da companhia de seus colegas da mesma idade;


•Eles são sempre motivados a examinar aquilo que é bem comum, sendo altamente inquisitivos (fazem muitas perguntas, buscando compreensão do fenômeno).


Fonte-ABAHSD

Nenhum comentário:

Postar um comentário