sexta-feira, 26 de julho de 2013

INCENTIVANDO A CRIATIVIDADE


O seu filho mostra criatividade quando balança um pandeiro, toca a bateria acompanhando a batida da máquina de lavar louças ou tira alguma coisa de onde antes não havia nada, um desenho, uma pintura a dedo, um animal de argila. Esta habilidade está presente, também, quando vestem sapatos velhos e brincam de casinha, insistem para que você prepare um lugar para o amigo imaginário na mesa do jantar, narram grandes histórias sobre como o leite na verdade foi derramado, ou imploram para você se livrar dos monstros que habitam o armário do quarto de dormir.

Cultivar as habilidades criativas do seu filho envolve um pequeno paradoxo. Às vezes você precisa relaxar, se afastar e deixar que ele tome as decisões artísticas e inventivas sozinho. Você pode, no entanto, estimular a imaginação fazendo perguntas provocantes sobre o como e o porquê de objetos e situações. É muito importante que você esteja disponível para reconfortar o seu filho quando as aventuras criativas não derem certo e que elogie tanto as tentativas quanto os trabalhos acabados.

É necessária alguma ajuda concreta. É sua tarefa, por exemplo, proporcionar ao seu filho experiências que possam ser aproveitadas nas aventuras criativas. Sem ter visto, ouvido e participado das muitas maravilhas do mundo, ele não possuirá uma base sobre a qual construir ou imaginar. Proporcionar tais experiências significa fazer, por exemplo, longas e cuidadosas observações das pessoas, objetos e lugares cotidianos, piqueniques no parque e visitas a bosques e riachos. Nessa página, discutimos a estimulação da criatividade através de projetos de arte e brincadeiras de faz-de-conta.


Projetos de arte
Materiais artísticos
feitos em casa
Aqui estão receitas de argila e tinta boas e seguras para os seus filhos.

Receita de argila de farinha
  • 4 xícaras de farinha
  • 1 1/2 xícara de sal
  • 2 xícaras de água
  • corante alimentício
Misture a farinha e o sal. Adicione a água lentamente. Amasse durante 10 minutos (cubra suas mãos com óleo vegetal para protegê-las do sal). Separe em porções e adicione o corante. Guarde na geladeira em potes herméticos.

Passe óleo nas mãos do seu filho toda vez que ele usar a argila. Após 24h, as esculturas de argila de farinha estarão secas e o seu filho poderá pintá-las.

Receita de argila de bicarbonato de sódio e farinha de milho

  • 2 xícaras de bicarbonato de sódio
  • 1 xícara de farinha de milho
  • 1 1/4 xícara de água gelada
  • corante alimentício
Misture o bicarbonato de sódio e a farinha de milho. Adicione a água lentamente. Leve ao fogo médio por 6 minutos, mexendo sempre. Espalhe numa assadeira para esfriar, cobrindo com um pano úmido para manter a argila hidratada. Amasse durante 10 minutos. Divida em porções pequenas e adicione o corante. Guarde em potes herméticos.

Receita de pintura a dedo


Misture 1/4 de xícara de goma para engomar roupas com duas gotas de corante alimentício ou uma colher de chá de têmpera em pó.


Às vezes, é preciso instrução prática. É preciso ensinar o seu filho a usar os materiais de arte que você dá a ele. As suas sugestões irão ajudá-lo nos primeiros esforços para desenhar e pintar e, em muitas situações, a sua supervisão será indispensável. É divertido comprar os materiais de arte e existe uma grande variedade deles. Antes do primeiro ano de vida, a criança adora rabiscar num pedaço grande de papel com um lápis de grafite sólido. Ela logo pode avançar para lápis de cor, giz de cera, giz e, lá pelos 2 anos, canetas hidrocor à base de água.

Quando o seu filho estiver pronto para pintar, provavelmente com 2 anos, pense primeiro em proteção: uma
camiseta velha para cobrir a criança e folhas de jornal ou um tapete especial para forrar o chão. Com 2 anos, a criança pode ajudar você a fazer a pintura a dedo. Para pintura em cavalete, os guaches são uma boa escolha.

Considere usar simples folhas de papel-jornal (que você pode comprar em bobinas nas papelarias ou lojas de materiais artísticos), papel de forrar prateleira, papéis de embrulho ou papéis de impressão usados que você traz do escritório. Os pintores iniciantes costuma se sair melhor com pincéis de confeitaria ou brochas encontradas em lojas de tintas; elas retêm mais tinta e são fáceis de manusear.

A partir dos 2 anos, a criança adora bater, enrolar e amassar qualquer tipo de massa que você dê a ela, à medida que o sentido do tato se desenvolve. A forma de argila mais prática, para começar, é a variedade plástica que você compra em lojas ou a argila de farinha ou de bicarbonato de sódio que você mesma pode fazer.

Livros de colorir - você deve deixar o seu filho usar os livros de colorir ou eles desencorajam a criatividade? Os educadores dizem que eles são bons, contanto que você também forneça papel em branco e não insista para que a criança respeite as linhas das figuras. Eles dizem que os livros de colorir ajudam a criança a desenvolver a destreza com giz e proporcionam uma oportunidade para explorar as cores e as combinações de cores. Com um livro de colorir, a criança pode fazer figuras consideráveis, talvez num dia em que ela não tenha disposição para começar do zero.

Imaginação trabalhando
Brincadeiras de faz-de-conta - você verá o seu filho fazer as primeiras tentativas de faz-de-conta mesmo antes de poder caminhar, quando vocês dois brincarem de esconde-esconde com um lenço. Com seis meses, o bebê finge pentear a cabeça, careca ou não, com uma escova. O que está começando a caminhar imita a limpeza do chão com um brinquedo de empurrar, se nenhuma vassourinha estiver à mão. O seu filho irá surpreendê-la com sua inventividade: uma toalha de banho se transforma numa capa para dançar, ou numa mochila para carregar objetos. Você também pode contribuir com os acessórios, incluindo vestimentas velhas como chapéus, sapatos e outras roupas, bijuterias, uma maleta ou uma mala pequena. Você vai aprender a não descartar caixas grandes de papelão ou outro material limpo em boas condições de uso.Às vezes o seu filho traz bonecos, bichos de pelúcia e fantoches para as brincadeiras imaginativas. Longas conversas podem surgir enquanto a criança reconstitui situações interessantes ou inquietantes. É provável que você também escute versões de castigos e sermões que reconhecerá como vindos de você.
Amigos imaginários - outras vezes, esses teatros podem incluir um companheiro imaginário. As crianças mais novas têm mais aptidão para ter esses amigos imaginários, mas muitos irmãozinhos mais velhos também os têm. O amigo pode causar a você alguns aborrecimentos, quando a criança insiste num beijo de boa-noite ou num lugar à mesa para ele, mas também há vantagens. O mais importante é o companheirismo, qualquer que seja a hora e o lugar em que o seu filho deseje.

O seu filho pode desenvolver a criatividade desenhando, pintando, esculpindo e interpretando. Há muitas oportunidades para expressão na música, também. Na próxima página, leia sobre como integrar a música e a televisão na vida do seu filho.


por Michael Meyerhoff, Ed.D. - traduzido por HowStuffWorks Brasil

PROGRAMAS DE APRENDIZADO INFANTIL E PRÉ-ESCOLAR

Independente de todos os brinquedos, jogos, livros e músicas que o filho experimenta em casa, alguns pais se perguntam se devem fornecer um ambiente externo para diferentes tipos de estimulação. Quando a criança está pronta para a pré-escola?
Aprendizado acadêmico pré-escolar

Você deve seguir um dos vários programas disponíveis atualmente que afirmam que os pais devem ajudar o desenvolvimento mental de seus filhos ensinando-os a ler, a fazer contas e a aprender línguas estrangeiras enquanto ainda são bebês? A controvérsia pode nunca ser resolvida. De fato, alguns especialistas em visão alertam que as habilidades visuais necessárias para trabalhar com caracteres não se desenvolve plenamente antes de a criança completar 6 anos e esta atividade precoce pode aumentar a possibilidade de problemas de visão. Outros especialistas não vêem ligação entre a leitura precoce e as deficiências visuais.

A maioria dos educadores dizem que brincadeiras imaginativas são, de longe, mais importantes do que a aprendizagem acadêmica para qualquer criança em idade pré-escolar. Os programas idealizados para educar o seu filho ou aumentar seu QI não causam nenhum prejuízo real a uma criança que esteja entediada e confusa com eles ou que pareça apreciá-los, mas tais programas provavelmente não são bom negócio, também.

Dispense as lições formais em casa - o pesquisador pioneiro Arnold Gesell recomendava que a mesma flexibilidade fosse usada tanto em questões de preparação acadêmica como na preparação para caminhar. A certeza de que é prejudicial para as crianças aprender a ler antes de ir para a escola está desatualizada e há crianças que, de fato, aprendem tal habilidade sozinhas. Este é um estímulo ardiloso e maravilhoso para o ego da criança, um feito tão grande quanto os primeiros passos que ela dá sozinha. Se o seu filho estiver cheio de questões sobre números e letras, responda, de todas as maneiras. Dê à criança tanta informação quanto ela quiser, mas não desperdice o tempo de vocês dois em lições formais de sala de aula.

Ensine o seu filho a pensar e a lembrar - o que se pode fazer para ajudar qualquer criança, superdotada ou normal é ensiná-la a pensar e a lembrar, ambas habilidades de que ela precisa. Dê, à criança de 1 a 3 anos, exercícios de comparação e classificação (separando as roupas para lavar; organizando uma coleção de belas pedras coletadas em suas caminhadas, primeiro por tamanho e depois por cor; empilhando as panelas no armário). Faça a criança pensar sobre as situações. Por exemplo: por que aquele cachorro do outro lado da rua está mancando? As crianças da fotografia estão felizes ou tristes? Peça à criança para expor suas razões ou observações. 


A criança dessa idade não vai conseguir lembrar o que você disser que acontecerá daqui a uma semana, mas o que estiver para acontecer depois da hora do lanche não apresenta problemas. Estenda os intervalos, um pouco de cada vez. Ela não vai lembrar de uma série de instruções, mas é capaz de lidar com dois comandos, como "Pegue o seu livro e coloque na prateleira". Dê três comandos da próxima vez.

A questão da pré-escola

Outra questão sobre educação precoce freqüentemente incomoda os pais de crianças de 1 a 3 anos: o maternal ou a pré-escola são necessários, recomendáveis ou mesmo bons para crianças bem pequenas? Alguns pais não consideram assim. Eles acham que seus filhos passarão bastante tempo na escola mais tarde. Outros acreditam que a experiência social é importante para seus filhos e que aprender a executar tarefas como formar fila, ficar sentado durante um período de tempo e prestar atenção na professora dá à criança um bom começo na escola regular.

Em geral, os pais que trabalham preferem a experiência da pré-escola em vez de babás ou creches, por uma série de razões que variam da conveniência ou da despesa à convicção de que tal experiência é valiosa. Alguns pesquisadores dizem que, antes dos 3 anos, as crianças não têm o nível mínimo de socialização necessário para experiências bem-sucedidas em qualquer tipo de escola. Nessa idade elas começam a se relacionar com outras crianças para realizar atividades como construir ou destruir, brincar e fazer travessuras.

Escolhendo uma pré-escola - ao escolher qualquer maternal ou pré-escola, é importante decidir primeiro exatamente o que você espera do serviço e o que você imagina que beneficiará mais o seu filho. É simplesmente a oportunidade de se sociabilizar com outras crianças? Preparação para a educação formal? Uma atmosfera que se concentra em atividades imaginativas e criativas? Pergunte a si mesmo se o seu filho está mais apto a se desenvolver numa escola onde o programa é muito estruturado ou numa onde as crianças têm alguma liberdade para escolher suas atividades. A personalidade do seu filho deve ser um fator de peso na sua decisão sobre o tipo de escola que ele espera.

Visite a pré-escola sozinho -  visite sozinho qualquer escola, pelo menos uma vez, para que você possa conversar com os funcionários e observá-los enquanto eles interagem com as crianças. Fique tempo suficiente para ver como o programa funciona. Se a escola for grande, descubra como as crianças são divididas e qual o tamanho dos grupos. Determine a proporção entre professores e alunos e questione o diretor ou os professores sobre as políticas e teorias da disciplina da escola. Observe como os funcionários lidam com os inevitáveis conflitos entre crianças. Veja com cuidado a infra-estrutura da escola. Os aparelhos de brincar são seguros, estão em boas condições, são suficientes para o total de crianças? Os brinquedos e os materiais de arte são adequados? Pergunte o que eles costumam servir nos lanches e nas refeições.

Visite a pré-escola com o seu filho - quando você encontrar a escola que julgar melhor, leve o seu filho para visitá-la. Se você decidiu que ele irá freqüentá-la definitivamente, não faça perguntas que dêem a ele a chance de dizer não; formule-as de modo determinado, por exemplo, "de que parte da sala de jogos você acha que vai gostar mais?", em vez de "você quer ir ali todo dia?". Quando o seu filho começar a freqüentá-la, tente manter o seu ambiente doméstico bastante estável. As primeiras semanas do seu filho na escola não são boas para você se mudar, começar um novo emprego ou fazer grandes alterações na vida familiar.

Se o seu filho freqüentar ou não a pré-escola, você pode ajudá-lo a desenvolver habilidades de memória e pensamento com exercícios informais de triagem, raciocínio e de seguir instruções. Não há provas de que o aprendizado acadêmico, como matemática e leitura, seja benéfico antes de a criança começar a escola; não decepcione você e seu filho, portanto, tentando implementar lições formais. Como você leu neste artigo, há inúmeras maneiras de estimular a mente do seu filho com experiências educativas e divertidas, sem nenhum treinamento formal.
 
por Michael Meyerhoff, Ed.D. - traduzido por HowStuffWorks Brasil

CRIANÇAS SUPERDOTADAS

  
Quem é superdotado?

É difícil determinar a precocidade do desenvolvimento mental de uma criança e é particularmente difícil avaliar em crianças muito pequenas. Os educadores reconhecem dois tipos de dotes, o intelectual e o criativo, e os programas para crianças superdotadas hoje são rotulados "para superdotados e talentosos". Os indivíduos superdotados intelectualmente são pensadores lógicos, capazes de muita concentração interior e têm QI de 130 ou mais. A maioria das pessoas superdotadas criativamente são imaginativas, adaptáveis e é provável que se envolvam em trabalhos artísticos; elas têm QI de pelo menos 120.

Crianças brilhantes e saudáveis, provenientes de ambientes estimulantes, freqüentemente podem se enquadrar nessas classificações. Normalmente, elas são muito questionadoras sobre o mundo ao seu redor, são criativas com as palavras quando estão aprendendo a falar e, enquanto estão brincando, são criativas com os brinquedos. Alguns adoram livros e aprendem a ler bem antes da idade escolar. Eles são ávidos para aprender e alguns mostram, logo cedo, indícios de um interesse e de um talento especiais para música, arte, teatro ou dança. O mundo da fantasia é um chamado forte para alguns, que usam a imaginação de modo criativo.

Avaliando crianças superdotadas

Se você é mãe ou pai de uma criança que pode ser superdotada, provavelmente você está feliz com isso. Mas, ao mesmo tempo, pode estar preocupado. Você pode estar dividido entre pressionar demais e estimular o suficiente para desafiar o seu filho brilhante. Uma avaliação formal é a maneira mais confiável para determinar se o desenvolvimento de uma criança a situa na classificação oficial dos superdotados e talentosos. Uma criança que sabe ler aos 3 ou 4 anos é considerada pronta para os testes, mas os pais devem ter consciência de que uma avaliação feita tão cedo talvez não seja tão correta quanto uma feita mais tarde.

A avaliação de uma criança superdotada deve ser realizada por uma pessoa ou por um serviço que tenha experiência com crianças pequenas e também com os testes e métodos de interpretação apropriados. Isto envolve o uso de certos testes padronizados que medem o desenvolvimento dos níveis de habilidade e de talento, mas a avaliação quase nunca envolve o uso de testes de inteligência, em razão da instabilidade do QI em idades precoces. Os resultados de uma avaliação indicam quais as áreas de aprendizado que uma criança pode começar a dominar em idade precoce e o nível de leitura apropriado para a criança. Uma vez conhecidos os resultados, você pode considerar opções como entrar mais cedo para a escola e o envolvimento em programas especiais. Os pais interessados em fazer avaliações podem utilizar seu pediatra, agências sociais ou programas para superdotados.
 
Características das crianças superdotadas

Muitas crianças superdotadas e talentosas não lêem antes de ir para a escola; a leitura precoce não é o único critério de uma habilidade mental ou criativa excepcional. Se você tem interesse que uma avaliação seja feita com o seu filho e ele não sabe ler, é uma boa idéia acumular provas de informação. Mantenha um registro escrito de suas observações sobre o comportamento avançado do seu filho. Use exemplos e anote características como estas:
 

  • fala precoce, com vocabulário semelhante ao de um adulto e questões ou observações excepcionalmente perspicazes ou astutas;

  • memória excelente;

  • habilidade especial para desenho ou outro trabalho artístico;

  • habilidade de se concentrar numa atividade por longos períodos de tempo.


Os educadores também sugerem que você continue a encorajar a curiosidade natural do seu filho, sem pressionar ou forçar. Proporcione quaisquer experiências enriquecedoras que puder, principalmente as que o seu filho gosta. Aproveite oportunidades em livrarias, museus infantis e afins. Tente encontrar outros pais dispostos a se juntar a você e dividam seu conhecimento e entusiasmo enquanto levam as crianças a passeios educativos adequados. Procure oportunidades em sua vizinhança: uma construção, onde o seu filho pode ver caminhões, máquinas e materiais de construção; o corpo de bombeiros local, onde o pessoal talvez esteja disposto a conseguir uma excursão de verdade se você solicitar com antecedência; uma viagem de ônibus pela cidade, que pode ser uma experiência emocionante para uma criança que em geral só anda de carro. Há experiências de aprendizado disponíveis em quase toda parte por onde você anda com o seu filho.

Lembre-se de que a mais superdotada das crianças é criança em primeiro lugar, superdotada depois. É fácil tratar uma criança superdotada como se ela fosse bem mais velha; no entanto, elas são imaturas para algumas coisas. Ao mesmo tempo em que a criança brilhante de 3 anos pode ter a capacidade cognitiva de uma de 5, ela pode ter a coordenação corporal ou o desenvolvimento social e emocional de uma de apenas dois anos e meio. Todas as crianças, quaisquer que sejam seus potenciais e capacidades, precisam do amor, da atenção e dos conselhos de pais que não tentem transformá-los em miniaturas de adultos.
 
por Michael Meyerhoff, Ed.D. - traduzido por HowStuffWorks Brasil

 

ENTENDA COMO FUNCIONA A MENTE DAS CRIANÇAS SUPERDOTADAS

Elas precisam ser vistas como crianças; mas sem ignorar seu talento especial


Elas enxergam o mundo com olhos diferentes e possuem um desenvolvimento moral que causa inveja a muitos adultos. Os casos de crianças superdotadas são mais comuns do que as pessoas imaginam e estão longe de ser um bicho de sete cabeças, principalmente quando acompanhados por profissionais.

O mais importante para entender e interagir com essas crianças é não esquecer a idade que elas apresentam, só assim o tratamento consegue ser correto. A responsável pelo Instituto de Otimização da Aprendizagem (INODAP), Maria Lúcia Prado Sabatella, tira todas as dúvidas e esclarece o que significa esse talento especial.

O que são crianças superdotadas?
"Crianças superdotadas primeiramente são crianças e, depois, superdotadas", explica Maria Lúcia Prado Sabatella. A especialista ressalta que só quando as pessoas deixam o lado superdotado para segundo plano e se preocupam mais com a criança conseguem entender como funciona a mente de um superdotado.

"Essas crianças são iguais a todas as outras em seu desenvolvimento motor e neurológico. O que acontece é que o desenvolvimento mental é foge à sintonia das demais. Seu desenvolvimento intelectual e emocional normalmente não é compatível com a sua idade o que gera uma discrepância em relação aos seus colegas: eles podem ser muito hábeis em ciências e não se interessar pelas demais disciplinas curriculares, por exemplo, podem tirar notas baixas ou não gostar do estudo formal", afirma a especialista.

Como vivem essas crianças?
Crianças com dons especiais para aprendizagem desenvolvem quase todas as funções intelectuais em níveis diferenciados, por isso apresentam algumas diferenças de comportamento diante das outras. "Justamente por terem o desenvolvimento cognitivo, a aprendizagem e quase todas as funções intelectuais em níveis diferenciados, elas conseguem brincar como crianças comuns, mas quando vão conversar, deduzir ou chegar a conclusões, as demais crianças não as entendem e isso também acontece com os professores", diz a especialista .

Elas fazem as mesmas coisas que normalmente são adequadas a sua idade. O desenvolvimento moral, porém, é tão avançado que seus critérios e julgamentos estão além de muitos adultos. "Talvez seja por isso que não façam coisas que desafiem as leis, lesem pessoas ou desagradem os demais. Há um sentido de justiça e igualdade maior que o encontrado na maioria dos adultos".

Existe uma escola especifica para essas crianças? "A escola específica para essas crianças é aquela onde devem ser respeitadas as necessidades educacionais especiais de cada uma delas, onde elas estão inseridas legalmente", diz Maria Lúcia Prado. "Essas crianças, como especiais, precisam de atenção e de cuidados educacionais adequados à sua condição."

 A escola para se tornar ideal tem de atender todas as necessidades dessas crianças. "Elas precisam apresentar flexibilização curricular para as que já dominam alguns conteúdos que estão sendo abordados e adequação nas avaliações que, muitas vezes, priorizam a progressão de série."



Como e com quantos anos podemos perceber que uma criança é superdotada?
Descobrir que uma criança é superdotada não é tão difícil. Os pais facilmente percebem uma grande diferença na forma que a criança se comporta e nas atitudes que ela apresenta. Os testes de QI também são uma opção, mas não são o único instrumento para esses casos.

"Os testes de QI são padronizados no Brasil para serem feitos depois dos 6 anos. Mas como é uma medida que não abrange todas as áreas da inteligência e não são feitos para mensurar a superdotação, não passam de um instrumento no meio de um processo muito mais amplo de avaliação. No INODAP estamos percebendo cada vez mais, os pais e escolas encaminharem crianças muito pequenas".  

Não há idade para detectar a superdotação, mas desde os 2 anos já é possível observar as grandes diferenças apresentadas por essas crianças. "Nós preferimos que seja a partir dos 3 anos, quando a criança já está iniciando a vivência escolar e é facilmente percebido a sua diferença em relação aos demais,embora os professores ainda não vejam isso. Mas existem casos de crianças que são "diagnosticadas" antes disso, já que os pais se espantam com as diferenças apresentadas.

Algumas crianças estão sendo avaliadas com 2 anos a dois e meio, em procedimentos informais e comparativos. São conclusivos e não mudam com o passar da idade. Normalmente solicitamos que no início do ensino fundamental elas voltem para complementar áreas de avaliação incompatíveis de serem avaliadas em idade muito precoce , explica Maria Lúcia Prado.

Como os pais devem reagir diante dessa situação?
Procurar apoio e orientação de profissionais que entendam e tenham habilitação nessa área. Quanto antes estiverem informados melhor poderão entender as diferenças e necessidades de seus filho e conduzi-los adequadamente. Somente a orientação correta dará informação para saber que essa criança é normal e apenas precisa de um entendimento mais correto.

Como crianças superdotadas precisam ser tratadas?
Não existe nenhum tratamento clinico já que não estamos falamos de uma doença, como explica Maria Lúcia Prado. "O tratamento clínico não é necessário nem é adequado. Superdotados precisam apenas conhecer seu potencial e sua condição particular intelectual. Não necessitam de tratamento, pois é uma condição do indivíduo, e não uma patologia".

A falta de informação pode causar problemas?
Normalmente, o desconhecimento da superdotação gera indivíduos insatisfeitos, inseguros, desestimulados com a escola, ou que desistem dessa parte acadêmica, além de outros problemas, como explica a especialista. "Crianças superdotadas que não possuem as informações necessárias para entender o seu lado diferente se transformam em crianças frustradas por não encontrarem desafios compatíveis com sua inteligência e podem ser vistas como desatentas, dispersivas, desmotivadas e, principalmente nos dias de hoje, como portadores de transtornos. O mais comum é o TDAH o transtorno de déficit de atenção com hiperatividade"

O maior problema é que muitas dessas mentes brilhantes têm sido tratadas com medicação do modismo atual. "O que acontece é que inúmeros comportamentos do indivíduo hiperativo são semelhantes a características comportamentais do superdotado. Não há exame clínico para diagnosticar um hiperativo e isso é feito por check list. Como os médicos ou neurologistas não conhecem a superdotação, estão medicando todos os que se enquadram na lista de comportamentos".

Fonte: minhavida.com.br
 

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Educar nossos filhos. E agora? Tema: Crianças superdotadas

O quadro Educar nossos filhos. E agora? do programa TVCOM Tudo+ de 23/10/12, abordou as crianças prodígio, ou superdotadas. Como família e escola devem atender estas crianças? Quais os cuidados e necessidades?
 
 

Superdotação - O Talento na Escola

O programa trata do atendimento a alunos que apresentam altas habilidades/superdotação, previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. A equipe da Univesp TV acompanhou as atividades do Programa Decolar, que vem sendo aplicado nas escolas da rede municipal de São José dos Campos, no interior de São Paulo. Depois de identificados através de observação em sala de aula, os alunos que apresentam capacidade acima de média são encaminhados para centros de atendimento onde podem se aprofundar em áreas pelas quais se interessam.
 
 

DEBATE SOBRE SUPERDOTAÇÃO

A psicóloga do Instituto Rogerio Steinberg, Virgínia Louro, fala sobre Superdotação no programa "Edição das 10h" do canal Globonews.

 
Parte 02
 

 

ALUNOS SUPER DOTADOS

ALUNOS SUPER DOTADOS GANHAM ATENÇÃO ESPECIAL NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO.
 
 

Especial Veja sobre altas habilidades

Descubra se seu filho é superdotado

O primeiro vídeo deste especial dá dicas para os pais descobrirem se os filhos têm ou não altas habilidades.

Estímulo ao superdotado

Saiba como a criança superdotada pode ser estimulada e o que pode acontecer se ela não receber a atenção correta no segundo vídeo do Especial Superdotados.


Desafio de ser superdotado

Saiba no terceiro vídeo do Especial Superdotados, quais são os desafios de ser alto habilidoso, por meio da história de dois adultos com inteligência acima da média.


Estimule a memória e o cérebro

Para quem não faz parte da estatística de pessoas superdotadas, existem algumas maneiras de estimular a memória e aumentar o rendimento cerebral. Acompanhe, no último vídeo do Especial.

 

Crianças Superdotadas: como identificar e lidar com elas

O que é a superdotação?
 
A superdotação é um fenômeno que se caracteriza por uma elevada capacidade mental e um nível de performance significativamente superior à média. Nos Estados Unidos, o sistema educacional tem o objetivo de identificar estudantes, crianças, ou jovens que demonstram grandes habilidades na área intelectual, criativa, artística, capacidade de liderança ou em determinadas áreas acadêmicas específicas, e que precisam de serviços e atividades normalmente não fornecidos pela escola, a fim de desenvolver plenamente essas habilidades. A OMS (Organização Mundial de Saúde) estima que entre 3,5% a 5% da população brasileira seja composta de superdotados.
 
Como é medido o grau de superdotação?
 
O grau das capacidades mentais pode ser medido através de uma escala padronizada de Q.I. (Quociente de Inteligência), e nos indivíduos superdotados o Q.I. é superior à 130, sendo que a média para a população geral é 100 a 110. Entretanto, a caracterização de um indivíduo superdotado vai muito além do QI, um número atribuído por um sistema padronizado, e deve envolver a análise aprofundada da personalidade e das habilidades da criança.
 
Seria possível ensinar uma criança até se tornar superdotada?
 
Diferentemente de uma habilidade, que pode ser adquirida através do aprendizado, a superdotação é entendida como um talento, uma aptidão inata; ou seja, o indivíduo nasce superdotado, e necessitará de um ambiente que lhe ofereça condições para exercer essas capacidades de forma adequada. Estes indivíduos, além das elevadas capacidades intelectuais, criativas ou artísticas tem forte espírito de liderança, e frequentemente se destacam numa determinada área acadêmica. Sabe-se que se trata de um fenômeno com marcadores genéticos, porém a vivência num ambiente com melhores recursos e estímulos promovem um desenvolvimento cada vez maior das capacidades mentais do superdotado.


Os superdotados são bons em tudo que fazem?
 
Os superdotados não precisam ser bons em todas as áreas. A superdotação pode ser geral ou específica para alguma área do conhecimento. Por exemplo, uma pessoa pode apresentar uma capacidade extraordinária em matemática ou na música, porém na área linguística, suas competências não serem igualmente superiores.
 
Quais são as principais características das pessoas superdotadas?
 
Embora não exista um padrão comportamental homogêneo entre os indivíduos superdotados, há um conjunto de características que podem servir como indicativos na avaliação da superdotação. Vale ressaltar que os superdotados podem apresentar diversas dessas características, mas não necessariamente todas elas. Os traços observados são os seguintes:
  • Desenvolvimento neuropsicomotor precoce: a criança engatinha, anda e fala mais cedo do que o esperado, com vocabulário avançado para a idade;
  • Habilidade superior para manutenção da atenção;
  • Ótima capacidade de memória com elevada e rápida capacidade de aprendizagem;
  • Persistência e motivação para a resolução de problemas;
  • Aquisição precoce da leitura;
  • Habilidade acima da média com números e aritmética;
  • Curiosidade incomum, desejo de aprender e capacidade de elaborar questionamentos de forma ilimitada;
  • Interesses em áreas específicas, podendo tornar-se especialista no assunto;
  • Criatividade;
  • Sensibilidade elevada, podendo apresentar fortes reações em relação a parte sensorial (ruídos, odores, dores), e especialmente à frustração;
  • Comportamento de liderança;
  • Energia elevada, o que pode ser confundido com hiperatividade, especialmente quando não estimuladas adequadamente;
  • Aguçada percepção de relações de causa e efeito;
  • Facilidade para estabelecer generalizações, ou seja, transferir aprendizagens de uma situação para outra;
  • Elevado senso crítico: rapidez em identificar contradições e inconsistências;
  • Pensamento divergente: habilidade em encontrar diversas idéias e soluções para um mesmo problema;
  • Tendência ao perfeccionismo.
 
Há diferenças no cérebro das pessoas superdotadas em comparação às pessoas com inteligência normal?
 
Uma pesquisa conduzida pelo National Institute of Mental Health, nos EUA, mostrou diferenças no desenvolvimento cerebral de crianças com Q.I. elevado, quando comparadas com crianças com inteligência normal. Esse estudo apontou, através do uso de Ressonância Magnética, que a córtex cerebral de crianças com Q.I. superior a 121, atingia sua espessura máxima mais tarde do que o esperado. Por exemplo, aos 12 anos de idade, ao invés de 8 a 9 anos, em média, e após atingir essa espessura, o processo de maturação do córtex ocorria numa velocidade muito mais rápida. Tendo em vista que o córtex cerebral é a estrutura responsável pelas funções mentais mais complexas, e a área cortical pré-frontal relacionada ao planejamento, organização e controle, os dados da pesquisa podem explicar a facilidade da criança em resolver problemas de grande complexidade.
 
O superdotado pode se deparar com algum tipo de dificuldade?
 
As crianças superdotadas podem eventualmente sofrer de problemas no ajustamento socioemocional. Uma vez que o desenvolvimento das capacidades mentais e intelectuais encontra-se muito acentuado, e incompatível com os pares da mesma idade, é comum que o superdotado tenha prejuízos na interação social, devido a dificuldade em compartilhar os mesmos interesses. Alguns acabam por se relacionar com crianças mais velhas ou adultos, ou até mesmo podem apresentar um grande apreço pela solidão. Se a criança superdotada não for auxiliada pela família ou até mesmo por um profissional para lidar de modo adequado com sua condição, esse desajuste socioemocional pode evoluir para problemas de personalidade ou até depressão e ou traços de agressividade.
 
Como lidar com um filho superdotado?
 
É no campo emocional que se encontram algumas das maiores demandas dessas crianças, e dessa forma, os pais devem auxiliá-las a ter um desenvolvimento psicológico mais saudável possível. A superdotação só oferece vantagens se os aspectos psicossociais se encontram ajustados.
 
Quais são as dicas para os pais?
 
  • Oferecer um ambiente com recursos que estimulem continuamente as capacidades mentais da criança;
  • Evitar a supervalorização e as expectativas quanto ao desempenho da criança; ela mesma, em geral, já é muito exigente, e os pais devem aceitar falhas e ajudar a criança a enfrentar dificuldades de qualquer ordem.
  • Ajudar a criança a lidar com frustrações emocionais; apesar do superdotado não passar por dificuldades no aspecto acadêmico, o fracasso faz parte de outros contextos da vida, e prepará-lo para isso é favorecer seu desenvolvimento emocional saudável;
  • Não se esquecer que, embora possua capacidades avançadas para sua idade o superdotado deve ser tratada de acordo com a sua faixa etária de desenvolvimento.
 
O que fazer se você suspeita que seu filho é superdotado?
 
Caso você perceba que seu filho está muito diferente dos amigos, e que sua capacidade de aprendizagem e habilidade mental são elevadas, leve-o para fazer uma avaliação específica com um psicólogo experiente neste assunto. Uma avaliação neuropsicológica poderá precisar se as potencialidades estão realmente acima da média de outras crianças.
 
A partir de que idade é possível avaliar?
 
A padronização dos testes de QI (Escala Weschler para crianças - WISC), com tabelas normativas existe a partir dos 6 anos completos. Antes desta idade é possível fazer uma avaliação qualitativa, mas para o cálculo do QI é necessário que a criança tenha 6 anos completos.
 
O que um psicólogo habilitado pode fazer para ajudar?
 
Um psicólogo treinado pode: a) detectar possíveis pessoas altamente habilidosas por meio de avaliações específicas; b) no caso de crianças, orientar suas famílias e professores; c) encaminhar crianças altamente habilidosas à escolas que possam suprir a necessidade de estimulação, enviando relatórios das avaliações feitas nas diferentes áreas; d) orientar, aconselhar e encaminhar superdotados, desafiando-os a se desenvolver psicologicamente de forma global. 
 
Caso ainda tenha interesse de se aprofundar no assunto, veja abaixo alguns links interessantes.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

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http://www.giftedness.org/

Por Selma Boer, Maria Alice Fontes

SERÁ QUE SEU FILHO É SUPERDOTADO?

Geralmente, quando pensamos em superdotados, imaginamos aquele garoto “nerd” de óculos, estudioso ou aquele geniozinho cientista. Acontece que esses estereótipos nem sempre revelam um superdotado e, certamente, não abarcam a totalidade de perfis de pessoas superdotadas. Os Portadores de Altas Habilidades, como também podem ser chamados os superdotados, são curiosos, criativos e aprendem tarefas com facilidade. Muitas vezes, surpreendem os pais com habilidades precoces, vocabulário avançado em comparação com crianças da sua idade e raciocínios complexos.
 
Ser um superdotado, ou Portador de Alta Habilidade (PAH), significa situar-se acima da média das pessoas em relação a alguma habilidade relevante. As características pessoais dos superdotados variam muito, mas existem alguns traços comuns entre eles.
 

Confira algumas características de superdotados:

·        Rapidez e facilidade para aprender, abstrair ou fazer associações;
·        Criatividade;
·        Capacidade para analisar e resolver problemas;
·        Independência de pensamento;
·        Habilidade excepcional para esportes, música, artes, dança, informática ou outros talentos;
·        Curiosidade e senso crítico exagerados;
·        Senso de humor;
·        Investimento nas atividades de interesse e descuido com as demais;
·        Bom relacionamento social e liderança;
·        Aborrecimento com a rotina;
·        Hipersensibilidade.

Problemas comuns:
 
O que poucas pessoas sabem é que as crianças superdotadas nem sempre são bem-sucedidas. Se a inteligência privilegiada as ajuda a compreender mais facilmente problemas e situações, a falta de orientação pode atrapalhar o desenvolvimento psicológico e criar uma barreira para a inserção social. Pois, apesar da mente rápida, para o bom desenvolvimento emocional, essas crianças precisam das mesmas coisas que as outras (às vezes em maior quantidade): acolhimento, compreensão, sentimento de pertencer ao grupo (escola, família) e nem sempre isso ocorre pois, em primeiro lugar, elas são diferentes do grupo e percebem isso rapidamente; depois, a superdotação pode provocar desconforto nas pessoas (familiares, colegas, professores, etc.) que se relacionam com a criança, até mesmo sentimento de inferioridade, e isso pode prejudicar o relacionamento.
 
Muitos superdotados olham o mundo através de lentes de aumento e por serem diferentes da maioria, enfrentam dificuldades em se adaptar a um mundo que não foi feito para pessoas como eles. Outros, procuram diminuir a expressão do seu talento, procurando ficar mais parecidos com o grupo e isso pode acabar gerando apatia e desmotivação.
O resultado são adultos que desperdiçam potencial intelectual por dificuldade de se relacionar com o mundo exterior.
 
Alguns superdotados passam por dificuldades no relacionamento social. Muitas vezes procuram a companhia de pessoas mais velhas, na tentativa de encontrar parceiros com o mesmo nível intelectual ou o mesmo tipo de interesses. O medo de não ser aceito, especialmente na adolescência, pode levá-lo à ansiedade e a um maior envolvimento com atividades individuais.
 
Por outro lado, algumas crianças superdotadas precisam ficar sozinhas, talvez mais do que as outras crianças, para satisfazer seus interesses pessoais. Os pais precisam compreender e aceitar essa necessidade, desde que ela não se transforme num isolamento total.
 
A resistência em aceitar regras é normal entre os superdotados, pois muitas vezes eles não as consideram justas nem necessárias, ou não compreendem o seu objetivo. Os pais devem analisar os limites que estão impondo e explicar ao filho os motivos dessa conduta.
 
Outra dificuldade que a família costuma enfrentar é a falta de tolerância do superdotado. Ela deve ajudá-lo no processo de autoconhecimento, fazendo-o perceber que a convivência em sociedade exige esforço e compreensão de todas as pessoas.
 
A enorme curiosidade faz com que os PAHs procurem campos pouco explorados pelos outros, apresentando interesses exóticos. Isso pode acarretar dificuldades operacionais para a família. A solução é conversar com a criança ou adolescente e explicar quais são os limites de tempo, financeiros, por exemplo, que se apresentam. Como podem ser extremamente exigentes com seu desempenho, e igualmente criativos, talvez encontrem, junto com seus pais uma solução.
 
Os Portadores de Altas Habilidades podem ser classificados em diversos tipos, enquadrando-se em um ou mais de um, de acordo com o Ministério da Educação e da Cultura.
 
·        intelectual: costuma ser flexível, independente e mostra fluência de pensamento, produção intelectual, julgamento crítico e habilidade para resolver problemas;
·        social: revela capacidade de liderança, sensibilidade interpessoal, atitude cooperativa, sociabilidade expressiva, poder de persuasão;
·        acadêmico: demonstra boa capacidade de produção, atenção, concentração, memória, interesse e motivação pelas tarefas acadêmicas;
·        criativo: tem facilidade para encontrar soluções diferentes e inovadoras. Exprime-se bem, é fluente, original e flexível;
·        psicomotricinestésico: destaca-se pela habilidade e interesse por atividades físicas e psicomotoras, agilidade, força e resistência, controle e coordenação motoras;
·        especialmente talentoso: esse indivíduo tende a se destacar nas artes plásticas, musicais, literárias e dramáticas, revelando uma capacidade acima da média das pessoas em geral.
 

Conclusão:

Os pais precisam identificar, o quanto antes, a superdotação do filho e dar instrumentos para que ele possa colocar seu talento em prática. A observação da criança e a aplicação de testes de inteligência podem ser muito úteis. Um psicólogo pode ajudar e orientar os pais nesse processo.
Os pais de um superdotado precisam ser claros com seu filho, explicando que ele tem um talento especial, mas que não é melhor do que os outros. É importante ressaltar que no grupo social é a diversidade de talentos que traz a diversão e o desenvolvimento e que cada pessoa tem uma contribuição valiosa a dar.
Ele precisa ter a certeza de que seus pais o compreendem e de que poderá falar quando quiser sobre suas dificuldades. Dessa forma a família o ajudará a desenvolver uma boa autoestima.
Estimular a convivência com outras crianças, encontrando amigos capazes de desenvolver e compartilhar determinadas atividades e descobrindo os talentos complementares dos outros, também faz parte do papel dos pais.
Além disso, os pais precisam acompanhar seu filho na busca de materiais e informações que o ajudem a dar vazão à sua curiosidade. Se ele se gostar de ciência ou história, por exemplo, pais e professores deverão ajudá-lo a encontrar livros, sites e estudos interessantes sobre o assunto.
 
Mariana Milani - Psicóloga

Senado aprova criação de cadastro nacional de alunos superdotados

Por Marcos Chagas, da Agência Brasil

                          Projeto terá prazo de quatro anos
                          para o cumprimento das regras.

O Senado aprovou o projeto de lei que institui o cadastro nacional de alunos com altas habilidades ou superdotados. Agora, a matéria segue para a apreciação da Câmara dos Deputados.
Pelo texto analisado em caráter terminativo pelos senadores da Comissão de Educação, todo o procedimento previsto em casos de estudantes da rede pública superdotados será consolidado pela União em parceria com o Distrito Federal e os municípios. Dessa forma, os senadores acreditam que será possível incentivar a execução de políticas públicas a esses estudantes.
 
O projeto de lei prevê um prazo de quatro anos, a contar da data de publicação da lei no Diário Oficial da União, para o cumprimento das regras voltadas a esse segmento estudantil.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

MISSÃO POSSÍVEL

Transformar-se em alguém capaz de realizações notáveis é uma meta viável, mas que exige muito esforço. Frequentar ambientes criativos, bombardear a mente com novidades e pôr os neurônios para trabalhar fazem parte do processo.

 
Mark Zuckerberg não teve uma infância muito diferente da de milhões de crianças norte-americanas. Nascido num subúrbio de Nova York em 14 de maio de 1984 e filho de um dentista e microempresário, passava boa parte dos seus dias entre videogames e navegações pela internet. Em vez de reprimi-lo ou pelo menos controlar o tempo que o garoto gastava na frente do computador, seu pai o incumbiu de criar um programa para gerenciar o negócio da família.
 
Antes de entrar na faculdade, Zuckerberg juntou-se ao amigo Adam D'Angelo para criar o tocador de mídia Synapse. Apesar de não ter feito um sucesso retumbante, o produto foi considerado genial pelas gigantes Microsoft e AOL, que ofereceram a Zuckerberg um posto em suas equipes de criação e desenvolvimento. A maioria de seus colegas daria um braço por essa oportunidade, mas ele não se deixou seduzir e foi cursar a Universidade Harvard. Ali, integrou uma comunidade de geeks chamada Alpha Epsilon Pi e, no seu quarto de estudante, criou uma rede de relacionamentos que seus companheiros de fraternidade juravam que jamais daria certo. Hoje o Facebook é o sexto site mais visitado da internet, e Zuckerberg, aos 24 anos, é considerado o mais jovem bilionário da História, segundo a revista "Forbes".
 
Um garoto dotado de um QI extraordinário? Um superdotado que recebeu um cérebro fora do comum? Pode até ser que sim, mas novos estudos mostram que, para atingir o nível de excelência que Zuckerberg transformou em realização, outros fatores são tão fundamentais quanto uma mente que brilha. No caso de Zuckerberg, o apoio paterno, o ambiente criativo de sua confraria na universidade e a disposição para pensar diferente de seus pares fizeram com que ele deixasse para trás seus colegas de ciência da computação de Harvard - faculdade que, aliás, nem concluiu, ocupado que está em administrar sua empresa, que vale pelo menos US$ 1,5 bilhão.
 
Para o psiquiatra norte-americano Gregory Berns, a disponibilidade de Zuckerberg para pensar diferente e contrariar o ceticismo dos seus colegas de Harvard foi a senha com a qual o criador do Facebook abriu a porta do sucesso no mundo dos negócios. Professor da Universidade de Emory (EUA), Berns é autor do recém-lançado "Iconoclast", livro ainda inédito no Brasil no qual procura decifrar por que apenas alguns de nós atingem tal grau de excelência. Segundo ele, a resposta está na atitude, consciente ou não, de entender a criação também como um ato de destruição. "Para inventar algo novo, é preciso derrubar modos convencionais de pensar", diz.
 
 

Fonte: Revista Galileu

Crianças mais inteligentes são mais propensas a usar drogas, diz estudo

Chances de usar substâncias ilícitas podem ser até 50% maior

Um novo estudo sugere que as crianças com QI mais alto podem ser mais propensas a usar substâncias ilegais – como maconha e cocaína - quando forem adultas. A pesquisa apontou ainda que a probabilidade é maior entre as mulheres. O estudo foi publicado no Journal of Epidemiology and Community Health.
Editora Globo
Estudo aponta que homens que foram crianças mais inteligentes são mais propensos a experimentar drogas.//Crédtio: Getty Images
 
Os pesquisadores da Cardiff University e da University College London acompanharam cerca de 8.000 crianças ao longo de três décadas, registrando sua pontuação no teste de QI aos 5 e aos 10 anos. Quando adultos, os participantes foram questionados sobre o uso de substâncias como maconha, cocaína, anfetaminas, ectasy, LSD, cogumelos alucinógenos, crack e heroína.

Os participantes que tiveram QI mais alto na infância foram mais propensos a usar drogas ilícitas na idade entre 16 e 30 anos. Particularmente, as mulheres com pontuação alta de QI aos cinco anos eram duas vezes mais propensas a fumar maconha ou cocaína aos 30, do que mulheres com QI mais baixo.

Já entre os homens mais inteligentes, a chance de usarem anfetaminas foi 50% maior. Eles eram ainda 65% mais propensos a usar crack e tinham 57% mais probabilidade de usar duas ou mais substâncias ilegais quando chegaram aos 30 anos.
 
Editora Globo
Crianças com QI alto têm mais chances de usar substâncias ilícitas na fase adulta, aponta estudo.// Crédito: Getty Images
 

De acordo com o artigo, uma das explicações para o resultado é de que indivíduos com QI alto são mais abertos a novas experiências – o que drogas ilegais podem proporcionar.
 
Fonte: Revista Galileu

PROFESSOR MEU FILHO É INTELIGENTE?

A pergunta não tem qualquer sentido, mas sempre é feita. Se aos três anos a criança fala, caminha, sorri, tem apetite, escolhe o que gosta, é evidente que sabe resolver problemas e pensar. Portanto, é claro que é inteligente. Mas o que os pais querem na verdade saber é se a criança é "muito" inteligente. Ainda que a diversidade de inteligências torne essa resposta um tanto quanto generalista, existem alguns traços no comportamento infantil que nos ajudam a perceber o potencial criativo de cada criança.

Se o seu filho é "muito" inteligente, parabéns. Estimule-o cada vez mais. Caso não seja, não se preocupe, basta estimulá-lo sempre que ele será.

Abaixo alguns itens que ajudam nesse diagnóstico:

· Curiosidade - A criança inteligente é a criança "xereta", perguntadora, pronta para se meter onde não foi chamada. Ainda que tempos atrás se associasse a curiosidade infantil com "falta de educação", a verdade é que ela é sempre bem-vinda, principalmente para pais e professores que sabem valorizá-la, discipliná-la e, sobretudo, legitimá-la.

· Bom humor - O riso fácil, a alegria espontânea, a facilidade em fazer piadas compatíveis com a idade e rir delas são claros indícios de atividades cerebrais intensas, tempestades de sinapses.

· Persistência e empenho na satisfação de seus interesses - Crianças pouco inteligentes são apáticas, conformistas, resignadas e, portanto, opõem-se àquelas crianças "chatas" que teimam em teimar.

· Facilidade em encadear ideias - Ao se contar algo, a criança inteligente costuma pular do texto para o contexto, da exposição para a analogia, inventando comparações, investigando exemplos, ainda que nem sempre pertinentes. A criança que, impassível, ouve uma história e não "mete o bedelho" para mudar a sua estrutura, não é muito inteligente.

· Liderança - Ainda que esse atributo não se manifeste em todas as ações sociais da criança, mesmo porque muitas vezes o lar em que ela cresce é extremamente castrador, quando se manifesta, indica uma inteligência viva e, portanto, intensa atividade cerebral.

· Sentimento de incontida revolta diante do que acredita ser injustiça - Ainda que nem sempre possa pensar em termos de uma moralidade independente, a criança inteligente fica furiosa quando se acredita injustiçada, quando descobre "preferências" no adulto e, algumas vezes, até mesmo quando acredita que algum amigo foi alvo de injustiça. Como detesta perder, prefere sempre que "todos ganhem" quando joga com amigos.

· Criatividade e imaginação, ainda que controladas por um propósito - O poder de fantasiar e viver as fantasias - um exemplo é "o amigo secreto" que chega lá pelos três ou quatro anos - é forma marcante de inteligência.

· Relativa facilidade de adaptação a novos desafios, novas situações, novos espaços, novas brincadeiras, novas pessoas - É natural alguma sensação de desconforto em caso de mudanças, mas a criança inteligente supera essa sensação com mais facilidade que outras da mesma faixa etária.

· Facilidade em relacionar informações aparentemente dispersas e, muitas vezes, distantes - Ao ver uma cena de TV, a criança inteligente constrói associações relativamente análogas vividas por ela ou por um amigo. Ao ouvir algo, faz essa ideia transitar por outros caminhos e descobrir novas estradas.

Para terminar, uma digressão histórica: quando Leônidas, general espartano, foi aconselhado a desistir da luta porque as setas inimigas eram tantas que, se atiradas todas ao mesmo tempo, escureceriam o céu, respondeu impávido: não importa, combateremos no escuro. A citação procede. Se a criança possui os elementos citados acima, estimule-a. Se não os tem, faça-os aparecer.

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Celso Antunes é professor e psicopedagogo

10 CRIANÇAS PRODÍGIO EXTRAORDINÁRIAS

Kim Ung-Yong
 
Frequentou a Universidade aos 4 anos, Ph.D. aos 15 anos; QI mais alto do mundo
 
Com apenas 4 anos, já estava na faculdade e aos 15 já tinha o maior QI do mundo!
Nascido em 1962, esse pequeno gênio coreano já lia em japonês, coreano, alemão e inglês com apenas quatro aninhos, e já estava na faculdade.
Com nove anos recebeu o título de Doutor “Honoris Causa” em Matemática Espacial e Cálculo Diferencial.
Aos 12 anos recebeu igual título em Física Nuclear. É considerado o gênio mais completo da história da humanidade.
Completando 15 anos, alcançou o QI mais alto do mundo! Com a incrível marca de 210!
 
Este super-gênio coreano nasceu em 1962 e pode ser apenas o cara mais inteligente vivo hoje (ele é reconhecido pelo Guinness Book of World Records como ter o QI mais alto de qualquer um no planeta). Por quatro anos de idade ele já era capaz de ler em japonês, coreano, alemão e Inglês. Em seu quinto aniversário, ele resolveu problemas de cálculo integral e diferencial complicado. Mais tarde, na televisão japonesa, ele demonstrou sua proficiência em chinês, espanhol, vietnamita, tagalo, Alemão, Inglês, japonês e coreano. Kim foi listado no Guinness Book of World Records em "Maior QI", o livro estimado pontuação do menino em mais de 210.

Kim foi convidado um estudante de física na Universidade Hanyang de 3 anos de idade, até que ele tinha 6 anos. Na idade de 7 ele foi convidado para a América pela NASA. Ele terminou seus estudos universitários, acabou recebendo um Ph.D em física na Universidade Estadual do Colorado antes ele tinha 15 anos. Em 1974, durante seus estudos universitários, ele começou o seu trabalho de pesquisa na NASA e continuou esse trabalho até o seu retorno à Coréia, em 1978, onde ele decidiu mudar de física para engenharia civil e acabou por receber um doutoramento nessa área. Kim foi oferecida a oportunidade de estudar nas universidades mais prestigiadas da Coréia, mas em vez disso optou por frequentar uma universidade provincial. A partir de 2007 ele também atua como professor adjunto na Universidade Nacional de Chungbuk.
 
Gregory Smith
Indicado para o Prêmio Nobel da Paz aos 12 anos.
 
Nascido em 1990, esse menino já podia ler com apenas dois anos de idade.
Aos 10, se matriculou na universidade. E quando não estava estudando, Gregory viajava pelo mundo com ativistas buscando os direitos da criança. O menino é tão cheio de iniciativas que fundou aInternational Youth Advocates, uma organização que promove passeatas pela paz e compreensão entre os jovens de todo o mundo. Ele já se encontrou com Bill Clinton e Mikhail Gorbachev e já deu um aulão para os membros da ONU. Por tudo isso, foi nomeado quatro vezes para receber um Prêmio Nobel da Paz.
 
E adivinhe… Sua última conquista foi a carteira de motorista.
 
Mas, "gênio" é apenas metade da história Greg Smith. Quando não vorazmente aprendizagem, este jovem viaja o mundo como uma paz e ativista dos direitos das crianças.

Ele é o fundador da International Youth Advocates, uma organização que promove os princípios da paz e da compreensão entre os jovens de todo o mundo. Ele já se encontrou com Bill Clinton e Mikhail Gorbachev e falou na frente das Nações Unidas. Por esses e outros esforços humanitários e de defesa, Smith foi nomeado quatro vezes para o Prêmio Nobel da Paz. 
 
Akrit Jaswal

Cirurgião com apenas 7 anos.
 
Em 2000, Akrit executou o seu 1º procedimento médico em sua casa, com apenas sete anos de idade. Ele operou uma menina de oito anos com mão queimada em um incêndio, o que fez com que seus dedos grudassem. Mesmo sem nenhuma formação médica e sem experiência de cirurgia, ele conseguiu desgrudar os dedos e ela foi capaz de utilizar a mão novamente. Com doze anos, Akrit disse estar próximo de descobrir uma cura para o cancro. Agora ele está estudando em Chandigarh College e é o mais jovem estudante da universidade indiana.
E é fácil entender o motivo, com um QI do menino é 146, ele é considerado o mais inteligente na Índia.
 
Akrit Jaswal é um jovem indiano que tem sido chamado de "menino mais inteligente do mundo" e é fácil perceber porquê. Seu QI é 146 e é considerado a pessoa mais inteligente da sua idade, na Índia, um país de mais de um bilhão de pessoas.

Akrit veio à atenção do público quando, em 2000, ele realizou seu primeiro procedimento médico em sua casa de família. Seu paciente - uma garota local que não podiam pagar um médico - tinha oito anos. Sua mão tinha sido queimada em um incêndio, fazendo com que os dedos para fechar em um punho apertado que não iria abrir. Akrit não tinha formação médica e sem experiência de cirurgia, mas ele conseguiu libertar os dedos e ela foi capaz de utilizar a mão novamente.

Ele centrou sua inteligência fenomenal na medicina e na idade de doze anos, ele afirmou estar à beira de descobrir uma cura para o câncer. Ele agora está estudando para um grau de ciência em Chandigarh College e é o aluno mais jovem de sempre aceito por uma universidade indiana.

Cleopatra Stratan
 
 A cantora três anos que ganha 1000 € por música
 
Cleopatra nasceu 6 de outubro de 2002, em Chisinau, na Moldávia e é filha do cantor moldávio-romeno, Pavel Stratan. Ela é a pessoa mais jovem a marcar o sucesso comercial como cantora, com seu álbum de 2006 La Värsta de trei ani ("Na idade de 3"). Ela detém o recorde de ser o mais jovem artista que se apresentou ao vivo por duas horas na frente de um grande público, o maior artista jovem pago, o artista mais jovem a receber um prêmio MTV e a artista mais jovem a marcar um # 1 hit em um país ( "Ghita" em romeno Singles Chart).
 
Aelita Andre

2 anos de idade expondo nas maiores galerias de arte do mundo.
 
A pequena Aelita foi descoberta por um diretor de uma famosa galeria de arte, Mark Jamieson, que gostou do que viu  nas obras dela e concordou em incluí-la na galeria. Só que o diretor da galeria não sabia que a pintora dos quadros tinha só um ano e dez meses na época. Jamieson colocava convites e anúncios em revistas de arte para chamar mais gente para o evento, apresentando as pinturas. Quando soube que a grande artista era um bebê, quase não acreditou.

Fabiano Luigi Caruana

 Um prodígio do xadrez que se tornou o mais jovem Grande Mestre aos 14 anos.
 
Em 2007, com 14 anos, 11 meses e 20 dias, este menino foi o mais jovem campeão de Grandmaster do xadrez da história da Itália e dos Estados Unidos, pois ele tem dupla cidadania. Atualmente, no ranking da FIDE de 2009, ele tem 2649 pontos, sendo assim classificado como o melhor enxadrista do mundo, com 18 anos.
 
Elaina Smith
 
Radialista e conselheira com 7 anos. 
 
Sua estação de rádio local lhe deu o trabalho depois que ela telefonou e ofereceu conselhos para uma mulher que havia sido despejada. Elaina aconselhou ir jogar boliche com os amigos e beber uma caneca de leite - era tão bom que ela tem um slot semanais e agora aconselha milhares de ouvintes adultos. O conselheiro Littler aborda problemas que vão desde a forma de despejar namorados e como lidar com o relacionamento quebra a lidar com os irmãos fedorentos.

Quando um ouvinte escreveu a Elaina perguntando como obter um homem, ela respondeu: "Agite seu montante na pista de dança e ouvir High School Musical". Outra pessoa perguntou como obter o seu homem de volta, Elaina disse a ela: "Ele não vale a pena o sofrimento A vida é muito curta para ficar chateado com um rapaz.".
 
Willie Mosconi
 
Jogado profissional de bilhar aos 6 anos
 
William Joseph Mosconi , apelidado de "Sr. bolso Bilhar" era um americano de bilhar de bolso profissionais (piscina) jogador de Filadélfia, Pensilvânia. O pai de Willie possuía um salão de bilhar, onde ele não foi autorizado a jogar, mas Willie improvisava praticando com pequenas batatas na cozinha da sua mãe e uma vassoura velha. Seu pai logo percebeu que seu filho era uma criança prodígio começou a anunciar jogos de desafio, e embora Willie teve que ficar em uma caixa, a fim de chegar à mesa, ele bateu jogadores experientes, muitos anos mais velho.

Em 1919, um amistoso foi organizado entre os seis anos de idade, Willie e o Campeão do Mundo, Ralph Greenleaf. O salão estava lotado, e embora Greenleaf ganhou esse jogo, Willie jogou muito bem lançar sua carreira no bilhar profissional. Em 1924, com a tenra idade de onze anos, Willie foi o campeão piscina direto juvenil e estava segurando regularmente truque exposições tiro.

Entre os anos de 1941 e 1957, ele venceu o Campeonato Mundial de piscina BCA um incomparáveis ​​quinze vezes. Mosconi lançado e utilizado vários tiros de truque, definir muitos registros, e ajudou a popularizar o jogo de bilhar. Ele ainda detém o recorde de corrida oficialmente reconhecido reta piscina alta de 526 bolas consecutivas.
 
Kevin Michael Kearney

Ganhou seu primeiro grau aos 10 anos e se tornou um reality show milionário.
 
24 anos de idade, Michael Kearney se tornou conhecido como o mais novo graduado da faculdade do mundo, com 10 anos de idade. Em 2008, Kearney ganhou US $ 1.000.000 no game show de televisão Quem Quer Ser um Milionário ?

Kearny, nasceu em 1984 e é era conhecido para a criação de vários recordes mundiais e do ensino universitário, com a idade de 17 anos.

Ele falou suas primeiras palavras aos quatro meses. Com a idade de seis meses, ele disse ao seu pediatra "Eu tenho uma infecção no ouvido esquerdo" e aprendeu a ler com a idade de 10 meses. Quando Michael tinha quatro anos, ele recebeu testes de diagnóstico para a Hopkins programa de matemática precoce Johns e conseguiu uma pontuação perfeita. Ele terminou o ensino médio aos 6 anos, matriculou-se na Santa Rosa Junior College de se formar em 10 com um Associate of Science em Geologia. Ele está listado no Guinness Book como o mais novo universitário do mundo, com 10 anos de idade, recebendo um diploma de bacharel em antropologia. Por um tempo, ele também detinha o recorde de pós-graduação mais jovem do mundo.

Mas em 2006, ele se tornou mundialmente famoso depois de atingir a final da Mark Burnett / AOL quiz / quebra-cabeça jogo de corrida do ouro , e se tornou o primeiro vencedor $ 1 milhão em jogo de realidade online.

Saul Aaron Kripke
 

Convidado para se candidatar a um cargo de professor na Universidade de Harvard, enquanto ainda estava no colegial.

O filho de um rabino, Saul Kripke Aaron nasceu em Nova York e cresceu em Omaha, em 1940. Por todas as contas, ele era um verdadeiro prodígio. Na quarta série, ele descobriu álgebra, e até o final do liceu tinha dominado geometria e cálculo e retomada filosofia. Ainda adolescente, ele escreveu uma série de documentos que, eventualmente, transformou o estudo da lógica modal. Um deles ganhou uma carta do departamento de matemática em Harvard, que esperava que ele iria se candidatar a um emprego, até que ele escreveu de volta e se recusou, explicando: "Minha mãe disse que eu deveria terminar o ensino médio e ir para a faculdade primeiro." Após terminar o colegial, a faculdade, ele finalmente escolheu foi Harvard.

Kripke foi agraciado com o Prêmio Schock, equivalente ao Nobel da filosofia. Hoje em dia, ele é pensado para ser o maior filósofo vivo do mundo.
 


Fonte: www.oddee.com