quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Superdotação não é garantia de altas habilidades em tudo na vida


Inteligência pode aparecer em cinco áreas: intelectual, acadêmica, psicomotora, artística e criativa, de forma isolada ou combinada.





Victor Hugo só foi identificado como superdotado na faculdade de Biologia e agora cursa o mestrado e a graduação ao mesmo tempo (Foto: Globo)


De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), cerca de 8,7 mil alunos do Ensino Fundamental e pouco mais de 3 mil estudantes do Ensino Médio possuem a chamada superdotação. E, ao contrário do que muita gente pensa, ela não aparece em todas as áreas ao mesmo tempo. A inteligência e a habilidade podem se apresentar em uma das cinco áreas — intelectual, acadêmica, psicomotora, artística e criativa — isoladas ou combinadas. Ou seja, uma pessoa superdotada pode ser muito boa em Matemática, mas não ter habilidade para o esporte, por exemplo, embora existem casos de pessoas superdotadas em tudo.











— Superdotado dá a ideia que a pessoa é um super gênio, um cara que fica no porão fazendo pesquisa sozinho e não sai de casa. Por isso que eu prefiro o termo altas habilidades. O Neymar tem altas habilidades no futebol, eu tenho em Biologia. Então, você já começa a separar onde o cara é bom — explica Victor Hugo.


Victor Hugo é superdotado, mas só foi identificado quando entrou na faculdade de Biologia. Como passou no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) entre os dez primeiros colocados, e sempre teve na escola um desempenho brilhante na disciplina, os professores indicaram para ele um teste de QI, que comprovou a alta habilidade. Hoje ele faz parte do programa de altos estudos da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Niterói, no estado do Rio, e cursa o mestrado e a graduação ao mesmo tempo. Em seis anos ele se forma mestre em Biologia. (veja no vídeo acima)


O Instituto Rogério Steinberg, no Rio de Janeiro, é um importante polo de desenvolvimento para superdotados. Ele seleciona alunos da rede pública de ensino que se destacam em atividades extracurriculares. Os que são identificados como superdotados são convidados a participarem das oficinas. Elas trabalham áreas da inteligência, leitura, escrita e sociabilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário