quarta-feira, 22 de maio de 2013

Educação de alunos portadores de altas habilidades/superdotação




TEXTO DE SELMA CARVALHO

Em busca de notícias sobre alunos portadores de altas habilidades/superdotação, me deparei com um trabalho escrito por "Denise de Souza Fleith", professora adjunta da Universidade de Brasília, no Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, e publicado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Distrito Federal, em audiência pública do Senado, em 24 de junho de 2008, com o Tema: "Educação de Alunos Superdotados: Desafios e Tendências Atuais", que achei interessante, e gostaria de dividir seus esclarecimentos com os leitores desse blog.

A matéria foi separa por tópicos, que nos dar uma abrangência sobre o tema, porém, de forma sucinta e resumida mostra a situação dos alunos superdotados no meio social e escolar, seus conceitos, desafios, mitos, objetivos, tendências, necessidades, bem como, o que é muito importante
“Os seus Direitos”, podendo assim despertar um interesse maior pelos estudantes da área de educação, professores, gestores, pedagogos, psicólogos, enfim, à todos os profissionais da educação, pais, familiares e aqueles que se interessam pelo tema, onde a seguir passo a expor:

DESAFIOS NA EDUCAÇÃO DE SUPERDOTADOS

. De acordo com o Censo Escolar (Brasil, 2006), apenas 2.769 alunos foram identificados como superdotados.

. No Brasil, além de terem pouca visibilidade, os superdotados constituem ainda um grupo que é pouco compreendido.

. Hostilidade encoberta por parte da sociedade àqueles que apresentam um potencial superior.

. É absurdo investir em programas para alunos superdotados quando existe um largo contingente de alunos com distúrbios e deficiências diversas que precisam de atendimento especializado.

. Apoio limitado da sociedade aos projetos na área de superdotação. Atendimento ao superdotado visto como elitista.

. Resistência à implementação de um atendimento diferenciado ao superdotado, fruto de uma série de ideas falsas sobre eles.

MITOS SOBRE OS SUPERDOTADOS

. Supervalorização de fatores genéticos, colocando-se em segundo plano o papel do ambiente para o desenvolvimento de habilidades e competências.

. O superdotado tem recursos intelectuais suficientes para desenvolver por conta própria o seu potencial superior.

. O aluno superdotado apresenta um excelente desempenho acadêmico em todas as disciplinas curriculares.

. Aluno superdotado visto como excêntrico, instável emocionalmente e isolado socialmente.

. O potencial superior se desenvolve apenas em contextos de nível sócio- econômico médio ou elevado.

. Prevalência de alunos em programas para superdotados.

. Identificado equivocadamente como autista, hiperativo ou portador de algum distúrbio de aprendizagem, como déficit de atenção, ou de problemas de conduta comportamental.

. Superdotados constituem um grupo homogêneo em termos cognitivos e afetivos.

POR QUE INVESTIR NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS SUPERDOTADOS?

“Os alunos superdotados de hoje são os líderes culturais, econômicos, intelectuais e sociais de amanhã e seu desenvolvimento não pode ser deixado ao acaso.” (Eyre, 2004)

OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO PARA ALUNOS SUPERDOTADOS

. Desenvolver ao máximo talentos e habilidades.

. Fortalecer um autoconceito positivo.

. Ampliar as áreas de experiência.

. Desenvolver uma autoconsciência social e ética.

. Apresentar produtividade criativa.

. Promover uma aprendizagem significativa e prazerosa.

DESAFIOS NA EDUCAÇÃO DO ALUNO SUPERDOTADO

. Identificação dos pontos fortes e limitações do aluno.

. Atividades desafiadoras e intrinsecamente motivadoras.

. Currículo: conteúdo integrado, complexo, aprofundado.

. Processo de aprendizagem deve privilegiar pensamento independente, investigativo, criativo e crítico, além de prover oportunidades para reflexão/avaliação do próprio processo.

. Conscientização do público em geral, educadores, responsáveis pelas políticas públicas, pais, gestores.

. Alianças: temporárias e permanentes com instituições que apoiam a educação do superdotado.

. Defesa dos direitos deste grupo: ampliação, fortalecimento e renovação da legislação vigente; realização de congressos.

TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DO ALUNO SUPERDOTADO

. Expansão da clientela atendida

(a)
Programas para talentos específicos supervisionados por mentores (parcerias com universidades).

(b)
Competições e olimpíadas.

(c)
Programas de enriquecimento sob a forma de atividades extracurriculares na escola ou fora dela.

TENDÊNCIAS ATUAIS NO CENÁRIO INTERNACIONAL

. Investimento na formação inicial e continuada de professores.

. Garantia, por meio de políticas públicas, de oportunidades educacionais de qualidade por meio de currículo apropriado, organização escolar, uso de recursos e parcerias com a comunidade (Moltzen, 2006).

. Implementação de uma confluência de abordagens que permitam uma aprendizagem acelerada e experiências de enriquecimento em áreas diversas.

. Entre as modalidades de programas mais utilizadas, destacam-se a aceleração de aprendizagem e enriquecimento curricular.

. Reconhecimento crescente de que as necessidades do superdotado passam pelas áreas cognitiva, afetiva e social, a serem levadas em conta nas propostas educacionais.

. Como não existe um perfil único de aluno superdotado, é necessário diversificar os procedimentos de identificação e avaliação destes alunos.

. Isto é especialmente importante no caso de alunos desfavorecidos socioeconomicamente ou alunos com dificuldades de aprendizagem.

. É fundamental estabelecer uma parceria entre família e escola no que diz respeito ao processo de estimulação das habilidades do aluno superdotado.

DIREITOS DO SUPERDOTADO
(National Association for Gifted and Talented Children, 2007)

Você tem direito a:

. Saber mais sobre seu talento.
. Aprender uma coisa nova a cada dia.
. Desenvolver seu talento com paixão sem precisar pedir desculpas.
. Ter uma identidade para além do seu talento.
. Se sentir bem quando vivencia experiências de sucesso.
. Errar.
. Buscar ajuda no desenvolvimento de seu talento.
. Ter uma variedade de amigos.
. Escolher que áreas de talento você deseja se aprofundar e especializar.
. Não demonstrar seus talentos o tempo todo.

“O potencial do superdotado é inquestionavelmente o recurso natural mais precioso que uma civilização pode ter.” (Sternberg & Davidson, 1986)


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